Dom Pedro presenteia Carmo de Minas na Festa da Padroeira

foto-dia-padroeiraTendo vivido piedosa e com expressiva participação dos fiéis a Novena em preparação à solenidade da Festa da Padroeira, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Carmo de Minas, foi contemplada com a vinda do seu Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, para presidir a solene celebração eucarística da festa magna às 19h.

Um imprevisto acometeu a cidade com a falta de energia elétrica, vítima de uma queimada, cujo fogo atingiu três transformadores, ficando sem luz desde às 17h30 até às 21h52. Não obstante, a Igreja Matriz ficou repleta de fiéis, dos que tiveram como sair de suas casas mais cedo. E nosso Bispo pode testemunhar a fé e a piedade de nosso povo na igreja ladeada de candelabros e outras velas espalhadas no templo para possibilitar o melhor clarão de suas chamas.

Foi para nós um dia histórico a presença do Bispo no dia da Padroeira. Como nos sentimos amados com a atenção e carinho de Dom Pedro em nos conceder esta honra! Não por mérito, muito menos por vaidade, senão pela alegria de estar em nossa casa com o cajado do pastoreio e o afeto de Pai aquele que Deus constituiu à frente do seu rebanho para nos confirmar na fé, transmitir sua mensagem e dar-nos de sua presença que acarinha, dá segurança e aponta o ensinamento que nos faz caminhar em harmonia e comunhão.

Dom-Pedro-na Festa-da-PadroeiraDurante a celebração e especialmente na homilia, Dom Pedro contemplava do ambão os olhos atentos e ávidos da voz do Pastor, que o clarão da luz das velas – qual a chama da fé –, o fazia ver e sentir.

Foi um momento por demais especial. Atencioso, Dom Pedro espalhou simpatia, afabilidade e acolhimento aos que dele aproximava, com a calma e serenidade do bom pai de família. Deixou-nos uma alegria ímpar! E, na sua missão de Pastor, ao nos deixar, ficou a sensação do pai que sai para o trabalho e mais tarde voltará. A mensagem a ele proferida ao final da missa teve esse tom familiar.

Dizemos a Dom Pedro que guarde em seu coração o nosso mais reverente respeito e nosso amor, e essa gratidão que ora lhe entregamos é o sentimento mais verdadeiro e cativo desta porção do seu rebanho.