MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO INÍCIO DO PASTOREIO DIOCESANO DE DOM PEDRO CUNHA CRUZ NA FORANIA NOSSA SENHORA DOS MONTES

DSC_0054

Padres das 14 paróquias que compõem a Forania Nossa Senhora dos Montes, para render graças a Deus no início de seu Episcopado como Bispo Diocesano da Campanha. Além dos fiéis e paroquianos de Passa Quatro, uma representação de cada uma das paróquias compareceu a Passa Quatro, respondendo positivamente ao intento do Senhor Bispo de realizar logo de início um contato mais afetivo e efetivo com as ovelhas do seu rebanho, respondendo na prática o conselho do Santo Padre, o Papa Francisco, por ocasião da JMJ, para quem os pastores devem estar à frente, no meio e atrás do rebanho. As cinco celebrações forânicas, disse Dom Pedro, indicam a peregrinação, tão falada neste Ano Jubilar da Misericórdia, do pastor até as ovelhas e dos fiéis de uma paróquia até a outra.

Antes da procissão de entrada para a Solene Celebração, na memória do Martírio do Diácono Santo Estêvão, Dom Pedro fêz a entrada canônica, reverenciando o Crucificado, aspergindo o povo de Deus e se colocando em oração diante do Sacrário, na Capela do Santíssimo. A seguir, precedido dos padres das paróquias de Conceição das Pedras, São José do Alegre, Pedralva, Cristina, Carmos de Minas, Dom Viçoso, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Santana do Capivari, Itamonte, Itanhandu e a paróquia anfitriã: Passa Quatro, Dom Pedro deu início a Celebração Eucarística, pedindo que cada sacerdote se apresentasse. Ladearam Dom Pedro no presbitério o Pe. Carlos Ribeiro Natali, pároco de Passa Quatro e o Padre José Paterno, Pároco de Pouso Alto e Vigário Forâneo. Mais uma vez o coral paroquial Cônego Olavo animou com muita beleza e harmonia os cânticos durante a celebração.

Dom Pedro desenvolveu bonita e riquíssima reflexão durante a homilia integrando o testemunho do protomártir Estevão que não se restringiu ao ofício que lhe foi confiado primeiramente de distribuir o pão, mas se tornou também exímio pregador da Palavra, culminando sua fidelidade rezando pelos seus perseguidores, certamente pedindo pela conversão deles, em especial de Saulo de Tarso, que segundo São Lucas, foi a testemunha principal do apedrejamento do Santo Mártir. Este exemplo, afirmou Dom Pedro, condiz em tudo com o anseio do Santo Padre, o Papa Francisco ao proclamar o Ano Santo da Misericórdia. Todos somos convocados a vivenciar a passagem pela porta Santa para depois praticarmos, como o Diácono Estêvão e o próprio Senhor Jesus, que no alto do madeiro da Cruz, perdoou os seus malfeitores e, por conseguinte, a todos nós, pecadores. Ao final da Santa Missa tivemos as palavras de uma leiga de Passa Quatro, enquanto uma família da Comunidade entregava ao Senhor Bispo uma cesta de brindes da terra. Por último falou também Pe. José Paterno, o Vigário Forâneo. Ao término da celebração foi servido almoço aos padres e às comitivas vindas das paróquias da Forania.

Créditos das fotos Pe. Joaquim Soares , Vigário Paroquial em Passa Quatro.

No último sábado, dia 26 de dezembro, às dez horas da manhã, na Matriz do Mártir São Sebastião de Passa Quatro, o Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, DD. Bispo Diocesano da Diocese da Campanha presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos Revmos. Padres das 14 paróquias que compõem a Forania Nossa Senhora dos Montes, para render graças a Deus no início de seu Episcopado como Bispo Diocesano da Campanha. Além dos fiéis e paroquianos de Passa Quatro, uma representação de cada uma das paróquias compareceu a Passa Quatro, respondendo positivamente ao intento do Senhor Bispo de realizar logo de início um contato mais afetivo e efetivo com as ovelhas do seu rebanho, respondendo na prática o conselho do Santo Padre, o Papa Francisco, por ocasião da JMJ, para quem os pastores devem estar à frente, no meio e atrás do rebanho. As cinco celebrações forânicas, disse Dom Pedro, indicam a peregrinação, tão falada neste Ano Jubilar da Misericórdia, do pastor até as ovelhas e dos fiéis de uma paróquia até a outra.