Dia de Finados PASCOM / Campanha

foto25A história do dia de finados remete ao século II, quando alguns cristãos costumavam rezar pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. Na abadia de Cluny, por volta de 998, o abade solicitou que os monges orassem pelos mortos. Desde o século XI, os Papas Silvestre II, João XVII e Leão IX solicitaram que as comunidades dedicassem um dia para os fiéis defuntos. O dia 2 de novembro foi estipulado no século XIII, pois o dia primeiro de novembro é o dia de Todos os Santos.

O dia 2 de novembro foi um dia de muita piedade para os fiéis da paróquia Santo Antônio, de Campanha, sé diocesana. Logo pela manhã o cemitério municipal estava repleto. Familiares se reuniram para visitar o túmulo de seus entes queridos e depositar flores. Já é uma tradição na cidade a celebração de missa matutina no cemitério. D. Pedro Cunha Cruz presidi a celebração, que foi concelebrada pelo vigário paroquial e reitor do seminário propedêutico, Pe. Edson Pereira de Oliveira e pelo Pe. Claudinei Pereira Barbosa, natural de São Gonçalo do Sapucaí, que atua na diocese de Santo Amaro.