ESCOLA DA FÉ: UM DESEJO DA IGREJA PARA SEUS FILHOS

foto01

Em uma realidade marcada pela falta de fé e compromisso com a pessoa do outro e do meio em que vive, onde os valores parecem se esvaecer, e se afirma o poder do capital e onde a dúvida impera, existe uma necessidade em formar um cristão completo, integro, preparado para o enfrentamento dos desafios contemporâneos. O Sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II já pontuava sobre a precisão da formação de fieis leigos e sua integração na vida da Igreja desde suas funções nas celebrações até seu posicionamento (embasado na doutrina e no magistério) nos diversos assuntos vigentes.

Seguindo os passos da Igreja, a Diocese da Campanha reunida em assembleia, votou como meta a capacitação, dedicação e investimento na formação dos leigos. É deste modo, que a Paróquia Santo Antônio de Campanha-MG está garantindo a concretização desta diretriz, inicialmente com as atividades da Escola da Fé. Aberta ao público em geral e direcionada à fé católica vivida em tempos hodiernos. Sua estrutura foi organizada de modo a contemplar inicialmente temas como: A liturgia, A Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja. Trabalhado em cada semana o tema geral e suas ramificações, sendo dirigido por pessoas graduadas e especializadas com estudos direcionados para cada área.

Durante a última semana do mês de abril de 25 a 29, o tema geral da Escola foi “ A liturgia na vida da Igreja”, desenvolvido a partir dos subtemas: “O que é Celebrar”, “Quem de nós celebra”, “Quando celebramos”, “O canto e a música na Liturgia” e “Arte Sacra e Espaço Litúrgico”. Para os mais de 50 integrantes que participaram da primeira semana de formação, a escola afirmou e superou as expectativas. Encontros marcados pela espiritualidade, conhecimento, debates e confraternização. A próxima semana acontecerá nos dias 23 a 27 de maio contemplando o tema: “A palavra de Deus”.

Vinícius Thiago Amaral – coordenador das atividades

Créditos das fotos: Bruno Henrique PASCOM Paróquia Santo Antônio

A Escola da fé, comumente chamada, não deve ser pensada como aquela que configura o participante em uma fé puramente racional ou objetiva desenvolver somente o campo espiritual, mas como a que permite obter um posicionamento diante dos diversos questionamentos que a Igreja, a doutrina e a fé que propaga, enfrentam. Ela abre os olhos do participante para os ensinamentos da fé cristã-católica, permite adentrar no mistério da fé, senti-lo mais próximo e perceber sua necessidade em uma vida equilibrada. É sobretudo um meio para descobrir a relação fidedigna entre fé e razão, a necessidade de uma para com a outra e sua aplicação na vida pessoal e comunitária.

Vinícius Thiago Amaral – coordenador das atividades