CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS É REALIZADA NA CATEDRAL EM CAMPANHA

WhatsApp Image 2020-04-09 at 16.52.16Na manhã do domingo, dia 5 de abril, teve início a Semana Santa 2020 na paróquia Santo Antônio, sé episcopal de Campanha. Uma Semana Santa muito diferente para todos os cristãos católicos que, em tempos de pandemia, estão impossibilitados do encontro comunitário. A celebração matutina, em Campanha, foi presidida pelo bispo diocesano, D. Pedro Cunha Cruz; e concelebrada pelo pároco, cônego Bruno César Dias Graciano, chanceler do bispado e pelo vigário, pe. Wendel de Oliveira Rezende, reitor do Seminário Propedêutico São Pio X.

Para a realização da celebração, as medidas de segurança sanitária foram tomadas. A celebração foi sem a presença ‘física’ dos fiéis. O número de ministros que auxiliam foi reduzido. A disposição dos assentos tanto dos acólitos quanto dos leitores foi alterada. A distribuição de comunhão foi feita apenas na mão. Além daqueles dos envolvidos na realização da celebração, apenas dois membros da PASCOM estavam presentes para a transmissão e registro fotográfico da missa. Enfim, as medidas sugeridas pelas autoridades de saúde e eclesiais estão sendo seguidas.

O domingo de Ramos marca o início da etapa final da caminhada da Quaresma. A entrada de Jesus em Jerusalém, a partir do Monte das Oliveiras, e a reta final de sua caminhada, desde que deixou a Galileia. É também o início do desfecho de sua missão. Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho, à semelhança de um rei entrando solenemente em sua capital. Ele sabia que aquela cidade seria o lugar de sua paixão, por isso, deixa bem evidente que o caminho do sofrimento não será o fracasso do Reino, mas uma forma paradoxal de sua entronização.

E, atendendo à solicitação que foi realizada pela equipe presbiteral da paróquia, os fiéis ornaram suas residências com ramos, fitas vermelhas e cruzes.

Missa episcopal

Na celebração matutina D. Pedro concedeu a bênção de Ramos para aqueles que estavam acompanhando a transmissão da celebração pelas mídias e fez menção à motivação feita aos fiéis para enfeitarem as casas com ramos, num gesto de externar a fé e se unir em oração com os demais cristãos. Conforme instrução, não houve procissão de ramos e não foi realizada a proclamação do evangelho.

A missa noturna

Tradicionalmente, no fim da tarde é realizada a procissão do Triunfo do Senhor, que, como os demais eventos públicos da Semana Santa foi cancelado. Foi celebrada missa noturna, transmitida pelo Facebook, presidida pelo pároco, côn. Bruno César Dias Graciano. Na celebração noturna, não foi realizada a Bênção dos Ramos. Foi utilizado a segunda opção litúrgica prevista no missal.

Você pode acompanhar a íntegra da homilia clicando no link abaixo:

Texto: Flávio Maia Custódio

Fotos: Bruno Henrique