FESTIVIDADES EM HONRA DA PADROEIRA MARCAM O MÊS DE AGOSTO EM LAMBARI

capaO dia 15 de agosto é uma data especial para os católicos lambarienses. Nesse dia é celebrada a festa em honra da padroeira, Nossa Senhora da Saúde. Todos os anos esta festa é alegremente comemorada por todos, e neste ano de 2019 não foi diferente. Iniciamos o dia com alvorada festiva e oração do Ângelus, às 6h, em seguida Oração da Manhã na capela de São Benedito, no bairro Vila Nova, onde estava a imagem da Padroeira que havia sido conduzida em carreata no dia anterior. Logo após, deu-se início à procissão, marcada pela presença dos Ternos de Congadas da cidade, que trouxe a imagem de volta à Igreja Matriz. Houve a recitação do Santo, sob a coordenação dos Irmãos de São Luís Maria Grignion de Montfort e a celebração da Santa Missa, com unção para enfermos e idosos, cantada pelo grande coro paroquial, formado pelas comunidades urbanas e rurais, com mais de sessenta vozes.

À metade desse dia especial, realizou-se o Santo Terço dos Homens e o solene Canto de Consagração a Nossa Senhora. Mais tarde, às 15h, aconteceu a exposição ao Santíssimo Sacramento e adoração, conduzida pela Renovação Carismática Católica.

Ao cair da noite demos início à Santa Missa Solene dedicada à Senhora da Saúde, celebrando a liturgia da Assunção da Santíssima Virgem. A Igreja Matriz estava repleta de devotos e com o empenho dos ministérios, pastorais e movimentos, foi agraciada pela presidência de Dom Pedro Cunha Cruz e a concelebração de Pe. Carlos Henrique e Mons. Benedito. Esta foi a primeira vez que Dom Pedro presidiu a celebração do Dia Maior, uma vez que em outros anos ele abriu e encerrou a Novena.

A solenidade foi marcada por um número imenso de fiéis. O povo de Deus demonstrou com muita alegria sua devoção à Padroeira. Era notável também a alegria de nossos sacerdotes. Dom Pedro proferiu uma bela homilia dedicada à nossa Mãe. Após a Santa Missa houve a procissão luminosa da padroeira, que foi seguida pelo especial momento dedicado ao rito de coroação da imagem da Mãe da Saúde.

Ao final desse maravilhoso dia desfrutamos de uma fascinante queima de fogos que marcou, por mais um ano, o fim de um ciclo piedoso de devoção do povo das Águas Virtuosas à sua Senhora, Mãe e Rainha. Esse ciclo, porém, não nos causa exaustão, mas sim gratidão por termos vivenciado momentos únicos que ficarão para sempre guardados em nossas memórias nos fazendo lembrar que, mesmo com as adversidades, teremos sempre a Mãe da Saúde para revigorar as nossas forças e nos recordar nossa missão de servidores do Evangelho de Nosso Senhor.

PasCom da Paróquia N. Sra. da Saúde – Lambari - MG