SOLENE FESTA DO PADROEIRO DA CATEDRAL E DA CIDADE DA CAMPANHA/MG

capaPadroeiro do povo Campanhense, Santo Antônio é sempre aclamado e invocado durante todo o ano nas celebrações realizadas na Catedral Diocesana, da qual também é padroeiro. No mês de junho aconteceu, como de costume, a Trezena que teve início no dia 01/06 e a grande Festa de Santo Antônio, no dia 13/06.  A tradicional quermesse aconteceu nos finais de semana no Ginásio Fuhadão e na liturgia a cada dia foi meditado um milagre de Santo Antônio.

Este ano, algumas escolas e instituições participaram de um determinado dia da trezena e ao final da celebração, esses participantes faziam suas homenagens ao nosso padroeiro.

O dia 13 começou com a alvorada festiva do dobrar de todos os sinos da Catedral às 06h da manhã. Ainda na parte da manhã, houve uma missa celebrada pelo Vigário Geral da Diocese da Campanha, Cônego José Douglas Baroni. Nesta celebração estiveram presentes os Cônegos do Cabido Diocesano da Campanha, Cônegos Bruno Cesar Graciano, Sérgio Monteiro, Wanderlei Procópio Nascimento, Marcos Antônio Menezes e o Cura da Catedral, Cônego Luzair Coelho de Abreu. Os fiéis participaram e rezaram junto a Santo Antônio, ao final da celebração todos receberam a bênção dos pães de Santo Antônio.

Encerrando os festejos do Padroeiro, às 15h deu-se início a Carreata de Santo Antônio, percorrendo todas as comunidades de nossa paróquia chegando à Praça do CEC, onde saiu a procissão direcionada à Catedral e em seguida a Santa Missa Pontifical da Solenidade de Santo Antônio Padroeiro da Campanha e da Catedral Diocesana. A solene celebração foi presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha.

Participaram da santa eucaristia o Cônego Luzair Coelho de Abreu, pároco e cura da Catedral e Chanceler do Bispado da Campanha, o Reverendo Padre Wendel de Oliveira Rezende, vigário paroquial e Reitor do Seminário Propedêutico São Pio X. Nossa paróquia contou também com a presença de todos os seminaristas das casas propedêutica e filosófica, acólitos, coroinhas, ministros da Palavra e da Sagrada Comunhão, movimentos, pastorais e todas as comunidades com seus respectivos padroeiros.

Dom Pedro destacou o grande pregador que Santo Antônio foi, um homem jovem que viveu intensamente sua vocação sacerdotal e morreu muito cedo, mas viveu toda sua vida em santidade, um sacerdote sábio que ao fazer sua primeira pregação não estava preparado, porém, o Espírito Santo agiu nele. Antônio foi impelido pelo Cristo Jesus, e por Ele, milagres aconteceram e muitos se converteram apenas ouvindo seus belos sermões.

Ao final da solene missa, Dom Pedro abençoou os pães de Santo Antônio que foram distribuídos a todos os fiéis presentes na igreja, seguido da bênção final a todos.

Assim ocorreram os festejos em honra a Santo Antônio de Pádua, “Doutor da Igreja”, “Martelo dos Hereges”, “Doutor Evangélico”, “Arca do Testamento”, “Santo de todo o mundo”, nomes esses que os Soberanos Pontífices honraram aquele cuja vida foi, no dizer de um de seus biógrafos, um milagre contínuo.

Que Santo Antônio continue a abençoar nossa Paróquia e Cidade da Campanha!

Fotos e Texto: Bruno Henrique / Pastoral da Comunicação