JOVENS RECEBEM O SACRAMENTO DA CRISMA EM MONSENHOR PAULO - MG

WhatsApp Image 2018-12-13 at 17.34.41A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou, na quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 19:00h, a celebração da Crisma para oitenta e três jovens das comunidades urbana e rural, na Igreja Matriz, em Monsenhor Paulo, MG. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo Pe. José Honório Arantes Ramos, futuro Administrador Paroquial. Contou também com a presença da coordenadora Lenusa Mariana Mendes Ribeiro, auxiliares da catequese paroquial, dezenas de pais, padrinhos e familiares.

Dom Pedro Cunha Cruz iniciou a celebração expressando a alegria de estar presidindo essa celebração, cumprimentando o jovem Pe. José Honório Arantes Ramos, os crismandos, os catequistas e toda a comunidade.

Durante a cerimônia, os crismandos fizeram a renovação das promessas batismais, renunciaram ao pecado e confirmaram sua crença em Deus.

Na Liturgia da Palavra, Dom Pedro Cunha Cruz iniciou sua homilia, dizendo que “estamos vivendo um tempo liturgicamente forte, o tempo do advento, quando o povo espera a vinda do Messias. Advento é o tempo de preparação ao Natal; tempo de alegria”.  Referiu-se ao profeta Isaias como profeta da alegria, porque depois de tanto sofrimento, ele revela alegria ao seu povo. “Vocês irão receber o sacramento nesse tempo de espera alegre. Espera alegre, porque sabemos que vai chegar, Deus é fiel e vai nos presentear com seu filho Jesus”. Exemplificou que, quando vai ungir um jovem e percebe que está preocupado, ele também fica preocupado, porque ele irá ser ungido pelo óleo da alegria de ser filho de Deus, a alegria de conhecer a doutrina de Cristo, de fazer parte de seu povo. Alegrai-vos, portanto. Ressaltou em sua fala o dever de ser alegre e deu exemplo do testemunho feliz do pároco José Honório Arantes Ramos em assumir os trabalhos paroquiais com obediência e alegria, dizendo: “eu vou e com o coração cheio de alegria”. Dom Pedro enfatizou que “nós não podemos sair da celebração indiferentes. Depois da crisma, a pessoa precisa se sentir fortemente ungida pelo Espírito Santo”. “Vocês crismados deverão ser pessoas atuantes na Paróquia e cristãos felizes, participando da vida de Cristo na comunidade”.

A Coordenadora da Pastoral Catequética, Lenusa Mariana Mendes Ribeiro, se dirigiu aos crismados, dizendo que a Igreja nos ensina que o Sacramento da Crisma confirma no fiel a força do Sacramento do Batismo, reforçando nele a sua condição de testemunha fiel e defensor de Jesus Cristo em palavras e atos. Durante todo o ano de preparação, os catequistas tentaram levar a todos os crismados a alegria de ser cristão, a felicidade de ser católico, a graça de serem jovens de coração, mostrando que nada neste mundo se compara à felicidade de estarmos com Cristo, de sermos dEle, provando que, ao contrário do que o mundo pensa, a presença de Deus em nossas vidas, em nossa juventude, não a destrói, mas sim a purifica, eleva-a, ilumina-a, enche-a de luz e de vida. A coordenadora agradeceu a presença do Dom Pedro, pela sua disponibilidade; ao Pe. Alzir Sales Coimbra e aos estimados e queridos catequistas, que com amor e perseverança sempre estiveram acompanhando e estimulando nossos jovens durante todo o processo de formação. Deus boas-vindas ao futuro Administrador Paroquial de Monsenhor Paulo, Pe. José Honório Arantes Ramos, e agradeceu também a todos os membros de outras pastorais envolvidas. Finalizou, pedindo ao Espírito Santo, que nos conceda a sabedoria e a audácia para seguirmos com fidelidade e alegria os desígnios de Deus para nós e para a nossa comunidade paroquial.

Para a bênção final, Dom Pedro Cunha Cruz chamou à frente os catequistas responsáveis por conduzirem esses crismados no caminho da fé e agradeceu o trabalho de todos.

Lenusa Mariana Mendes Ribeiro - Coordenadora da Pastoral Catequética