MISSA PONTIFICAL DA FESTA DE SÃO BRÁS MÁRTIR

CpaNeste dia 03 de fevereiro, celebramos o dia de São Brás. A Missa foi presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, nosso querido Bispo Diocesano e concelebrada pelo nosso querido Pároco Pe. Luzair. Dom Pedro deixou um recado a todos paroquianos presentes "Espero na próxima Quarta-feira neste mesmo horário encontrar com todos vocês novamente e espero ver está Igreja Mãe repleta de fiéis, mais do que hoje, para juntos caminharmos neste tempo forte de oração e reflexão que é a Quaresma que se inicia na próxima Quarta-feira". Após a bênção final, Dom Pedro e Pe. Luzair presidiram a bênção das gargantas.

RESUMO DA VIDA DE SÃO BRÁS

São Brás médico e Bispo do Sebaste, Armênia, era conhecido por obter curas milagrosas com sua intercessão. Certo dia, salvou um menino que estava sufocando por um espinho de peixe agarrado na garganta. Foi daí que surgiu o costume de abençoar as gargantas no dia de sua festa, 3 de fevereiro.

São Brás nasceu no seio de uma família rica, obteve educação cristã, criou tanto carinho pela santa igreja de Cristo que decidiu se doar inteiramente ao serviço da Igreja, assim se tornou sacerdote e ainda muito Jovem se consagrou bispo. Justo homem foi perseguido pelos inimigos da igreja, acabou sendo prisoneirodos mesmo. Agrícola, governador da Capadócia, buscou fazer com que São Brás renegasse a fé, mas não conseguiu. O tempo na prisão serviu ao santo para interceder a Deus e obter curas para alguns detentos.

São Brás foi um Pastor muito querido pelos fiéis. Durante o seu cativeiro, na escuridão do calabouço, obteve de presente de algum de seus amigos um par de velas, com as quais recebia luz e calor. Por isso, na representação iconográfica, o santo aparece portando duas velas

Ele sofreu muitas ameaças e flagelos para que renunciasse a fé, mas, por amor a cristo e à Igreja , renunciou à própria VIDA e foi decapitado no ano de 316.

Pastoral da Comunicação – Paróquia Santo Antônio Campanha -MG