NOVENA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2017 EM VARGINHA

DSC 2325A Caminho com Maria!

Iniciamos a Novena de Nossa Senhora do Rosário dia 28 de setembro, quinta-feira, com a presença de Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese da Campanha – MG. Dom Pedro falou-nos do tema: “Maria a primeira discípula”, onde faço aqui um resumo das belas palavras de Dom Pedro na homilia. Maria de Nazaré é a primeira discípula de seu Filho Jesus Cristo e também a primeira evangelizadora da Igreja. “A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de ‘filhos no Filho’ nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1, 38) assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus, é a discípula mais perfeita do Senhor”.

A Virgem de Nazaré esteve intimamente unida ao Pai no projeto de enviar seu Filho ao mundo para a salvação da humanidade. Por acolher com fé este desígnio salvífico de Deus, Maria torna-se o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo e se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. “Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem estar livre da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai”. Verdadeira discípula do Filho, Maria foi formada para estar aos pés da cruz (cf. Jo 19, 25), em comunhão profunda com o projeto de salvação do Pai, e entrar plenamente no mistério da Nova Aliança em Cristo. Que tenhamos a disponibilidade de Maria em darmos também o nosso “Sim”, pois às vezes demoramos responder ao chamado de Cristo ou dizemos “Não”.

Por fim, agradecemos a presença de Dom Pedro, nosso pastor, em nossa paróquia, juntamente com todos os paroquianos que marcaram presença no primeiro dia de nossa novena.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Pe.Vitor Martins,scj