PARÓQUIA DO MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO CELEBRA NOVENA E FESTA DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO

WhatsApp Image 2020-01-22 at 14.11.45 2Neste mês de Janeiro, a Paróquia do Mártir São Sebastião celebrou mais uma festividade do seu padroeiro. O glorioso São Sebastião, fiel e corajoso soldado de Jesus Cristo, é para nós modelo de discípulo do Senhor. Tudo foi preparado com muito amor, a novena, como sempre, contou com a participação de muitos fiéis.

No dia 20, como era de se esperar, a Igreja recebeu devotos vindo dos mais diversos lugares para rezar, agradecer e pedir a intercessão do glorioso patrono e protetor contra a peste, a fome e as guerras.

Foi um tempo forte de celebração e renovação da nossa esperança, rezando com devoção e refletindo as virtudes deste santo tão querido e admirado por muitos cristãos.

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai. No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que o soldado, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam. Ele entendeu que antes servir a Deus do que aos homens.

A festa do padroeiro não deve ser para nós uma mera rotina, que se repete todo ano, mas uma grande oportunidade de amadurecimento da caminhada de fé, um verdadeiro retiro espiritual. Um retiro intenso, no qual a paróquia altera o seu cotidiano, inspirada por seu protetor e intercessor.

A festa do padroeiro é festa do encontro: encontro com Deus e encontro comigo mesmo. Encontro com as famílias e comunidades. Encontro dos fiéis, dos paroquianos, frequentadores e visitantes que vieram participar desta experiência religiosa nesta querida Igreja que sempre contou com a intercessão do Glorioso Mártir.

A festa apresentou duas realidades que se complementaram: a dimensão espiritual (Missas, Novena, devoções ao padroeiro) e a dimensão social (Barraquinhas, shows). Ambas nos remetem à união indissolúvel entre fé e vida!

Fizemos destes dias momentos de reavivar a chama da nossa fé, reavivar o Espírito Santo que recebemos no batismo. Para isso, nós fomos convidados a refletir sobre o tema: “Com São Sebastião, exemplo de Fé, celebramos 60 anos de História – Uma caminhada de lutas e de graças”. Durante o novenário, contamos com a presença de diversos padres e, no dia da festa, nosso Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, fez-se presente. As meditações nos ajudaram a rever nossa caminhada de fé e a nos comprometer mais, a exemplo de São Sebastião, com o projeto de Deus.

Neste ano, nossa festa se revestiu de um significado ainda mais especial, isto é, estamos vivenciando o Ano Jubilar da criação Canônica da Paróquia.

A celebração de um Jubileu é um evento recorrente na vida da Igreja e, neste ano, nossa paróquia está comemorando o seu Jubileu de Diamante, vamos juntos e jubilosos render graças a Deus. Desta forma, todas as Pastorais e Movimentos, Comunidades e todos os paroquianos são chamados com alegria a viver este momento de comunhão. Paróquia é um lugar privilegiado desta vida em comunhão. É o encontro daqueles que vivem a experiência da fé católica e não querem viver sozinhos e isolados, mas em comunidade.

Por fim, obrigado a todos que colaboraram para que a festa pudesse acontecer. Que São Sebastião, interceda junto a Deus por todos que ajudaram direta ou indiretamente! Agradecimentos aos produtores rurais, fazendeiros, sitiantes, benfeitores, patrocinadores e procuradores do tradicional leilão de gado.

Ó São Sebastião, patrono da agricultura, da pecuária, patrono das polícias, nós vos suplicamos a proteção para todos nós. Ajudai-nos a testemunhar e viver o amor, o perdão, a caridade e a lutar sempre a favor da vida.

Rezemos com fé: São Sebastião, rogai por nós!

Padre Roberto Antônio Nogueira

Pároco da Paróquia do Mártir São Sebastião, de Varginha