Crisma na Paróquia São Sebastião em Varginha

Capa da Mate ria“O sacramento do Crisma ou Confirmação forma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, a chamada “iniciação cristã”, um único evento de salvação no qual somos inseridos em Jesus morto e ressuscitado e nos tornamos novas criaturas e membros da Igreja”. (Papa Francisco)

No dia 19 de dezembro de 2018, com imenso júbilo, recebemos nosso Pastor Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, que conferiu o Sacramento da Crisma a 76 jovens da Paróquia São Sebastião.

Foi um momento muito importante e especial para todos nós. A celebração contou com a participação de dezenas de fiéis, familiares e paroquianos provenientes de todas as comunidades. Na homilia, Dom Pedro lembrou a essência do sacramento da Crisma, isto é, o compromisso de cada cristão em vivenciar a Palavra de Deus comprometendo-se na vida da comunidade. “Jovens, hoje vocês estão recebendo a confirmação do batismo e são chamados a serem testemunhas do amor de Cristo que é infinito. Está na hora de assumirem compromissos e responsabilidades em nossas comunidades. O que você vai fazer com este Sacramento? ”.

Tudo foi preparado com muita espiritualidade para que a celebração pudesse transcorrer de forma tão solene. Nossos agradecimentos a Dom Pedro que sempre nos engrandece com sua presença e com suas sábias palavras. Aos catequistas, nosso muito obrigado pelo amor e dedicação para com a catequese.

Por fim, o Sacramento da Crisma leva-nos a vida da Graça, recebida no Batismo, ou seja, à sua maturidade. Portanto, na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como Força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso mesmo é que se diz que a Crisma confirma o Batismo, que é o Sacramento da Confirmação.

Por isso, esperamos que cada crismado assuma conscientemente seu lugar na Igreja, na comunidade eclesial, testemunhando o amor de Cristo.

Pe. Roberto Antônio Nogueira - Pároco