CRISMAS NA PARÓQUIA DE SÃO TOMÉ EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS

capaNo sábado, dia 03 de setembro do ano do senhor de dois mil e vinte e dois, às 16:00 horas na Igreja Nossa Senhora do Rosário, da cidade de São Tomé das Letras/MG, foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo diocesano Exmo. e Revmo. D. Pedro Cunha Cruz, quando 45 (quarenta e cinco) jovens de nossa Paróquia de São Tomé Apóstolo, após a devida preparação, passando por uma boa catequese, receberam a unção da Crisma.

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é, para nós, o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12). Ela imprime em nossas almas o caráter de soldados de Cristo e nos faz verdadeiros cristãos.

Motivados (as) pelo nosso Bispo D. Pedro, os Crismandos acenderam suas velas no Círio Pascal e repassaram aos demais, para mostrar sua disposição de seguir a Cristo de modo mais consciente, guiando-se pela luz de Cristo e sendo luz para os demais irmãos e irmãs na comunidade.

D. Pedro fez a oração pedindo a Deus que enviasse o seu Espírito sobre os crismandos e crismandas. Esta oração é acompanhada da imposição da mãos. Gesto muito frequente no início da Igreja. Este gesto de invocação do Dom do Espírito Santo significa também que Deus escolheu e consagrou para uma missão.

D. Pedro ungiu a fronte dos Crismandos (as), traçando o Sinal-da-cruz e dizendo: "Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus!" Com unção do Crisma (óleo santo que é extraído da oliveira, preparado e abençoado na Semana Santa), os crismados (as) foram investidos (as), autorizados (as) e consagrados (as) para uma missão: a missão de anunciar Jesus Cristo. Por isso, recebe a força, e o poder do Espírito Santo. Em seguida oferece a Paz no desejo de que ela permaneça no coração dos crismados (as).

A Celebração do Sacramento da Crisma foi um momento muito especial que tocou o coração de todos os presentes. Cercados de muita emoção agradecemos a Deus pela presença e cordialidade do nosso Bispo D. Pedro Cunha Cruz; louvamos a Deus pelos crismados (as) e pelo apoio das famílias; agradecemos ainda mais às catequistas e às equipes que tanto se empenharam na preparação dos crismados (as), pela liturgia e por esse momento tão significante que ficará marcado pela vida desta juventude crismada e de nossa comunidade paroquial.

Coordenação Paroquial da Catequese
Paróquia de São Tomé