Solene dedicação do Altar da Igreja Matriz de São Tomé Apóstolo da cidade de São Tomé das Letras/MG

capaNossa comunidade paroquial foi iluminada no dia 03 de julho do ano do Senhor de dois mil e vinte e dois, não só pela belíssima festa do nosso padroeiro São Tomé Apóstolo, mas porque tivemos a alegria de receber nosso pai e pastor o Exmo e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, que veio carinhosamente para a celebração de dedicação do altar da igreja matriz de São Tomé das Letras. Chegando na Paróquia, por volta das 09:00 horas da manhã, Dom Pedro, foi acolhido pelo Reverendíssimo padre Robson, que ofereceu um delicioso café em nome do nosso povo simples e generoso. Tivemos a alegria de receber nosso querido pai e pastor, que com o Evangelho desse final de semana, nos proporcionou um momento de iluminação para a nossa caminhada eclesial.

Esta sem sombra de dúvidas foi uma das mais belas e significativas cerimônias católicas, presidida pelo bispo diocesano, Exmo e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz em nossa Comunidade Paroquial, e concelebrada pelo administrador paroquial da Paróquia São Tomé. O Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, nos brindou com uma belíssima catequese, levando-nos a uma compreensão de que o rito de dedicação do altar, nos lembra aquilo que somos nós, Igreja.

Em sua catequese, Dom Pedro nos esclareceu que o altar simboliza uma grande festa, em que Cristo se dá como alimento para saciar a fome daqueles que O buscam; disse-nos ainda: com a dedicação do altar que haja um aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo e o Sangue, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, plena, consciente e ativa participação de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, e nas demais cerimônias litúrgicas.

No mais, fica aqui nossa gratidão a nosso pai e pastor, Dom Pedro Cunha Cruz, pela sua presença que tanto nos alegrou.

PASCOM DA PAROQUIA SÃO TOME APOSTOLO – SÃO TOME DAS LETRAS