Solene dedicação dos Altares das Comunidades rurais da Paróquia Imaculada Conceição de Virgínia - MG

WhatsApp Image 2019-07-22 at 10.49.50 1Aos 21 dias do mês de julho do ano do Senhor de dois mil e dezenove, nossa comunidade paroquial Imaculada Conceição de Virgínia – MG foi iluminada com a presença de nosso pai e pastor o Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, que em duas celebração Eucarística dedicou dois altares de nossas comunidades rurais. Depois de uma longa e sinuosa estrada de terra (envolto de muita poeira) de um pouco mais de uma hora de carro, nosso pai e pastor celebrou a primeira Missa às 10h:00 Igreja de São José, na comunidade rural de São José da Mantiqueira. Alguns fiéis movidos pelo espírito da acolhida foram esperar o Exmo e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, no alto da estrada aproximadamente 4 km. O bispo foi acolhido, com amor e carinho, não faltaram os enlaces de alegria de nossa humilde gente.

Chegando na Comunidade, os fiéis foram soltando os fogos, manifestando a alegria de receber no nosso meio nosso pai e pastor. Um povo simples que teve a oportunidade de sentir o cheiro e o perfume do pastor. Ao término da Santa Missa, retornando com sentido à Virgínia, ainda com curvas acentuados e subidas íngremes, chegamos na casa da Senhora Ceres, para um delicioso almoço, oferecido generosamente não só para o Bispo, mas para toda a equipe celebrativa. Após um delicioso almoço e um pouco mais de uma hora para descansar, chegamos para a segunda celebração que aconteceu às 15h:00 na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, comunidade dos Marques.

Tivemos a alegria de receber nosso querido pai e pastor, que com o Evangelho desse final de semana, nos proporcionou um momento de iluminação para a nossa caminhada comunitária. O bispo falou-nos sobre a hospitalidade e a importância dessa celebração. Os fiéis não só daquelas comunidades, mas de outros lugares mais, ficaram estupefatos com a belíssima celebração presidida pelo nosso bispo diocesano, Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Virgínia – MG. O Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, nos brindou com uma belíssima catequese, levando-nos a uma compreensão de que o rito de dedicação do altar, nos lembra aquilo que somos nós, Igreja.

Em sua catequese, Dom Pedro nos esclareceu que o altar, simboliza uma grande festa, em que Cristo se dá como alimento para saciar a fome daqueles que O buscam; disse-nos ainda: com a dedicação dos altares que haja um aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo e o Sangue, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa, plena, consciente e ativa participação de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, e nas demais cerimônias litúrgicas.

No mais, fica aqui nossa gratidão a nosso pai e pastor, Dom Pedro Cunha Cruz, pela sua presença que tanto nos alegrou.

Pe. Robson Antônio Leite