DOM PEDRO ADMINISTRA O SACRAMENTO DA CRISMA EM VIRGÍNIA-MG

WhatsApp Image 2019-02-20 at 15.24.21Nossa comunidade paroquial, a Paróquia Imaculada Conceição de Virgínia – MG, teve a alegria de receber nosso pai e pastor o Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, que realizou neste final de semana dia 17 fevereiro (Domingo) de 2019, às 10:00h, o sacramento da Crisma, que reuniu crismandos da Igreja matriz e das diversas capelas rurais.

Foram 116 jovens dentre eles, 4 adultos que receberam a Unção do Sacramento da Crisma. A solenidade que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, concelebrada pelo administrador paroquial, padre Robson Antônio Leite, auxiliada por acólitos, coroinhas e ministros da Sagrada Comunhão, contou com a presença de dezenas de pais e padrinhos dos crismandos e um grupo de turistas provindos do Rio de Janeiro que estavam hospedados no Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira.

Após as leituras do sexto domingo do tempo comum, Dom Pedro Cunha Cruz disse que esse tempo é um convite a refletir sobre o protagonismo que Deus e as suas propostas têm na nossa existência.

Em sua homilia, nosso pai e pastor disse que: “felizes aqueles que constroem a sua vida à luz dos valores propostos por Deus e infelizes os que preferem o egoísmo, o orgulho e a autossuficiência”. Disse ainda que os crismandos são chamados a viverem na simplicidade e na humildade e que pelo sacramento da Crisma todos nós somos chamados a colaborar com a Igreja a serviço da caridade. “Jesus vem até nós de várias maneiras e podemos encontrá-lo nos menos favorecidos”, disse, exemplificando a partir da sua experiência de vida que “precisamos perceber o evangelho naquilo de mais eloquente, que é se colocar ao serviço dos irmãos”.

Nosso pai e pastor, deixou-nos claro que o sacramento da Crisma, é o sacramento da decisão – ao explicar os sinais e gestos sacramentais da Crisma, Dom Pedro Cunha Cruz lançou um estímulo aos crismandos: “Hoje está sendo lançado um desafio: Quando vocês abraçam a cruz de Jesus, significa que devem ter uma postura diante da vida, não pelo que dizem, mas pelo que de fato são. Não compactuando com a fraude e a mediocridade, mas garantindo o direito do cristão. É por isso que o primeiro gesto da Crisma começa com a vela acesa, significando que devemos iluminar” a vida de quem cruza nosso caminho”.

Durante a cerimônia, os crismandos fizeram a renovação das promessas batismais, renunciaram ao pecado e confirmaram sua crença em Deus. No final da Celebração Eucarística, Dom Pedro Cunha Cruz também agradeceu a dedicação e o zelo dos catequistas que conduziram os crismandos até o Sacramento preparando-os e recomendou mais uma vez a atitude cristã. “Levem no coração os ideais cristãos de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa e fraterna”.

Nossa gratidão ao nosso pai e pastor Exmo. e Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz por sua presença nesse dia especial para a nossa comunidade paroquial.

Pe. Robson Antônio Leite – Administrador Paroquial