PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO EM PASSA QUATRO RECEBE DOM PEDRO EM VISITA PASTORAL

foto1A Visita Pastoral é uma visita canônica. Portanto, uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda ao menos a cada cinco anos (Código de Direito Canônico 396). Nela, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10,27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”.

O bispo, como pastor, exerceu, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger. Foi o momento para Dom Pedro conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. Foi um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.

Por isso, sua presença na Paróquia foi um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. Revelou a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa.

A Visita Pastoral permitiu ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral. Permitiu-lhe tomar conhecimento dos trabalhos realizados e das dificuldades existentes na evangelização. Trouxe benefício espiritual e eclesial à Paróquia, posto que muita gente se envolveu na preparação e na realização desse acontecimento.

A Visita Pastoral de Dom Pedro foi precedida pela visita do Vigário Forâneo, Padre Wanderlei Procópio, Pároco da Paróquia de São José, em Itamonte. Padre Wanderlei ocupou-se da parte de registro de batizado, casamento, contábil e Livro Tombo da Paróquia (Livro de Registro da História a partir da perspectiva dos Párocos).

Ainda, a Visita Pastoral incluiu um encontro com as autoridades dos poderes executivo, do legislativo, do judiciário, da segurança pública e da educação do Município. Incluiu, também, encontro com as lideranças pastorais da Paróquia, com foco naqueles na Iniciação Cristã e missas com o povo, na Santa Terezinha, na Igreja Matriz e no Quilombo.

Essa foi a primeira Visita Pastoral de Dom Pedro à Paróquia de São Sebastião, em Passa Quatro.

Pe. José Genivano de Araújo - Pároco Paróquia São Sebastião