SACRAMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ

22815508 797299630477286 1945325686327854415 nNo último sábado, pela oração da Igreja reunida com seu Pastor Dom Pedro e unção crismal jovens e adultos da Paroquia de Santa Maria de Baependi, receberam o Sacramento da Crisma, o Sacramento da maturidade Cristã.

O sacramento da Crisma nos faz profetas e testemunhas desse novo tipo de vida: o Reino de Deus. Pela Crisma recebemos uma nova graça que revigora nossas forças, nos confirma no batismo e nos faz anunciar, com maior consciência, nosso compromisso de fidelidade à aliança. O crismando prepara-se para receber instruções mais sólidas sobre sua fé e seu comprometimento com a comunidade. Prepara-se para receber as graças de que precisa para viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Para viver seu cristianismo numa sociedade impregnada de materialismo e relativista. Prepara-se para usar com sabedoria o dom do Espírito Santo recebido no Batismo. Dom Pedro em sua homilia, destacou que uma vez pelo Batismo nos tornamos filhos de Deus além disso somos pela graça Sacerdotes, profetas e Rei, a Crisma, uma vez mais confirma esta predileção de Deus por nos seus filhos.

O crismado torna-se profeta. Por isso, ele é um soldado no Reino de Deus.

O profeta é uma pessoa guiada pelo Espírito Santo e comprometida com Deus e com sua comunidade. O profeta é um homem ou uma mulher que fala ao povo, à comunidade em nome de Deus e que procura ele mesmo, ela mesma, viver aquilo que anuncia. O profeta é uma pessoa que pode criar problemas e choques na sociedade em que vive porque anuncia e denuncia. Anuncia verdades que podem não agradar, como por exemplo, a injustiça social (Puebla diz que essa injustiça social é gritante e clama diante de Deus). Denuncia à opressão, a falta de liberdade, a miséria moral, econômica e política a que é relegado o povo. Denuncia a exclusão! Portanto, ser profeta e testemunha do Evangelho não é nada fácil. Muitos cristãos já compreenderam isso. São os que vivem seu batismo. Eles dão a própria vida para serem fiéis.

A Crisma nos prepara para a luta! Encoraja-nos e dá esperança.

A celebração do sacramento da Crisma é para celebrar a entrada do cristão na maturidade da fé. Ele é apresentado à comunidade como alguém responsável por sua própria fé. Apto a ser profeta, testemunha de Jesus Cristo e continuador de sua missão libertadora.

A unção com óleo na fronte do crismando significa que ele está pronto para assumir sua própria vida de fé e que a comunidade confia no seu bom testemunho.

O crismado é alguém marcado pela força do Espírito Santo. A semente da fé precisa germinar e tornar-se árvore frondosa carregada de bons frutos. Para isso, precisamos de um novo dom do Espírito Santo. Precisamos estar engajados numa comunidade de fé que pratique boas obras. A Crisma é o sinal de que esse novo dom nos foi dado.

Sem. Marcio Paulino Arantes Junior

 

Sky Bet by bettingy.com