Celebração do 6º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Pedro na igreja da Senhora da Conceição de Nhá Chica

7Nosso Bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, comemorou seu 6º aniversário de Ordenação Episcopal na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Nhá Chica no domingo, dia 5, na Missa das 11h. Foi um especial momento de celebração e oração, que contou com a presença de um grupo de ex-paroquianos de Dom Pedro, da paróquia de Santa Rita da cidade do Rio de Janeiro, que vieram em peregrinação à igreja da Beata.Foi uma grande alegria receber nosso Bispo nesta data tão especial.

Remetemo-nos ao Século XIX quando já havia entre o Rio de Janeiro, a Corte e Baependi, por intermédio de Nhá Chica, forte ligação. Pessoas ilustres da Corte que em visita a Caxambu, em busca de cura pelas águas, visitavam Nhá Chica que em vida já era uma celebridade.

Podemos citar dentre eles: O Visconde do Cruzeiro, Jeronymo José Teixeira Junior, que vem a ser bisavô do saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida; o Conselheiro do Império João Pedreira do Couto Ferraz, pai de Zélia, em vias de ser Beatificada; e o Dr. Henrique Monat que nos deixou sobre Nhá Chica a fonte primária mais importante para a Biografia Documentada.

Assim, desde meados do Século XIX até os dias de hoje contamos com a grande devoção e peregrinação dos moradores do Rio de Janeiro!

Gratos, recebemos a presença de nosso Bispo fazendo jus a essa tradição. Dom Pedro, nascido no Rio de Janeiro, continuando essa ligação fortíssima entre as duas cidades, unindo nossos estados com as bênçãos da Bem-Aventurada Nhá Chica.

Tanto Nhá Chica, quanto Dom Pedro, nobres descendentes do povo afro-brasileiro, que tanto contribuiu e contribui na formação religiosa e cultural do brasileiro, faz a fusão entre os povos que nos formaram. Ela promoveu entre nós a devoção a Maria, a Santíssima, a sua Sinhá, a Nossa Senhora da Conceição. E o nosso Bispo, nosso Pastor e guia espiritual, trazendo-nos o conforto e confirmando-nos na fé, sempre com as luzes do Espírito Santo.

Sentimo-nos gratificados e honrados por poder fazer parte deste momento tão especial para nosso Bispo e para toda a Diocese da Campanha.Que a Nossa Sinhá da Conceição nos abençoe a todos e cubra especialmente a Dom Pedro com seu véu de luz e proteção!

Maria do Carmo Nicoliello Pinho