Instalação da Basílica Menor de São Lourenço Mártir

foto2Aconteceu no dia 23 de dezembro a Instalação Canônica da basílica de São Lourenço, na cidade de São Lourenço. O título foi concedido pelo Santo padre, o Papa Francisco, através de decreto assinado pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos sacramentos, lido no início da celebração e apresentado aos fiéis.

A celebração eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, contou com a presença de grande número de fiéis e de sacerdotes, foi solene e festiva, de modo muito especial, pela dedicação do novo altar da basílica, feito em mármore, que evidencia o caráter perene e duradouro, estável, da Casa de Deus.

Na homilia, o bispo evidenciou a importância que uma basílica possui na vida do povo de Deus, como um lugar de peregrinação e indulgência, bem como, sendo um espaço de vivência intensa da liturgia, bem celebrada, e de elevação espiritual, seja pela beleza do espaço físico ou pela simplicidade nas celebrações, de acordo com as normas litúrgicas.

Ao final, em discurso de agradecimento ao bispo por acolher o sonho do povo de São Lourenço e encaminhar para Roma o pedido de elevação da matriz a basílica, Pe. Bruno Cesar, empossado Reitor da Basílica, recordou que a cidade de São Lourenço nasceu por causa das águas minerais encontradas na cidade, mas que dali do altar é que brotava a verdadeira Água, o Cristo.