Visita Pastoral de Dom Pedro a Paróquia de São Sebastião, em Cruzília.

DSCN8589Quanta honra foi receber em nossa Paróquia a visita pastoral de Dom Pedro, nos dias 13 e 14 de julho de 2019. Este é um acontecimento que há tempos não acontecia em nossa comunidade paroquial.

A visita pastoral é prescrita pelo Código de Direito Canônico e é um momento importante para o povo de Deus ter contato com o seu bispo, sendo um momento forte de evangelização e animação missionária.

Dom Pedro chegou no sábado, às 08:30h, sendo recepcionado primeiramente pelo Pároco Pe. Elberson e Frei Camilo, na casa paroquial. Em seguida houve a acolhida da comunidade, onde estavam presentes autoridades e diversas lideranças no Salão Paroquial.

Houve uma intensa programação, para aproveitar este momento único da presença de nosso bispo. Destas atividades destacamos:

Sábado:

09:30h: encontro com as autoridades municipais e representantes de várias entidades da cidade.

11:00h: encontro com os padres da Forania Beata Nhá Chica, seguido pelo almoço.

15:00h: encontro com os conselhos paroquiais (CPP e CAP).

19:00h: Missa na Igreja das Dores

20:30h: Encontro com a Juventude

Domingo:

08:00h: Missa no Pátio do Hospital

10:00h: Encontro com os membros de Iniciação Cristã, Liturgia, Acólitos e Ministério da Música.

14:30h: Missa na comunidade rural São João Batista (Vargem Alegre e Pinheiros).

Todos os encontros foram momentos marcantes. Com as autoridades, Dom Pedro ouviu, inicialmente, a situação socioeconômica do município para dar suas orientações, pedindo que aqueles que tem o poder de decisão, olhem para os mais necessitados.

No encontro com as lideranças paroquiais, na reunião extraordinária com os conselhos, cada força viva teve espaço para falar sobre o trabalho que desenvolve, as dificuldades que enfrentam e sobre os projetos futuros. Dom Pedro acolheu tudo e pontuou algumas orientações no trabalho evangelizador. Destacou a importância da formação e abertura para expandir o trabalho missionário, a importância dos círculos bíblicos para fomento da fé do Povo de Deus.

A alegria foi intensa para os jovens no encontro que tiveram no sábado a noite. Estiveram presentes todos os grupos ligados a juventude: EAC, EJC, Filhos de Maria, Grupo de Jovens Nova Esperança, além do grupo de Acólitos.

No domingo, data tão especial, pois era Festa de São Camilo, e temos a graça de ter as irmãs camilianas em nosso meio, cuidando do Hospital, Dom Pedro celebrou de manhã. Foi o ponto alto das festividades. Em sua homilia orientou o povo, destacando as palavras do Evangelho sobre o bom samaritano. Lembrou que a caridade é a identidade do cristão, pois é com nossas atitudes de vida que testemunhamos o Cristo.

A reunião com as Iniciação Cristã e Liturgia foi muito proveitosa. Principalmente porque estamos iniciando o projeto de Catequese de inspiração catecumenal. Foi apresentado o trabalho feito pela equipe do Batismo, Catequese, Liturgia, Ministério de Música e Acólitos. Dom Pedro deu diversas orientações litúrgicas e catequéticas, também falou da importância do trabalho de acompanhamento junto as famílias. Citou, como exemplo, os crismados, que ultrapassam facilmente o número de 200 por ano, mas infelizmente poucos continuam engajados no trabalho evangelizador da Igreja. É desafiante, mas precisamos estar sempre em missão. Não somente um ou outro, mas toda comunidade.

A visita se encerrou com a celebração eucarística na comunidade rural da Vargem Alegre e Pinheiros, na capela dedicada a São João Batista. Foi um momento de muita alegria para esta comunidade, onde todas as outras comunidades paroquiais se fizeram representar.

A presença em nosso meio de Dom Pedro Cunha Cruz trouxe novo ânimo pastoral, e muitas luzes ao nosso trabalho evangelizador.

Mônica Leal

Paróquia de São Sebastião - Cruzília