DOM PEDRO PRESIDE FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ EM CRUZÍLIA / MG

festa exaltacao 16“Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos. Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo”.

Assim, mais uma vez, Cruzília rezou neste sagrado dia 14 de setembro.  Dia da Santa Cruz! Cruzília terra da Cruz! Aqui a Santa Cruz é venerada e está totalmente presente na história e na vida do povo. Cruzília vem de Cruz. Olhamos para ela e vemos a entrega de um Deus amante. De um Deus totalmente apaixonado pela humanidade. Assim olhando para a Santa Cruz, nos reanimamos e encontramos coragem e força para caminharmos em meio às tribulações e dificuldades. Olhando para a Santa Cruz vemos que tem alguém que por amor a assumiu e não temos que amedrontarmo-nos diante das dores e sofrimentos.  A Cruz nos mostra a força do nosso Deus e que n’Ele não somos derrotados, e sim vitoriosos.  Aqui em Cruzília foi colocado no alto da serrinha um grande cruzeiro visto de todos os ângulos da cidade. À noite ele fica iluminado. Todos olham para ele e através desse sinal conseguem se reerguer novamente e prosseguir a caminhada.  Constantemente ouvimos as pessoas dizerem que estavam mal e ao olharem para o Cruzeiro se encheram de força, por isso a cruz é sinal de vida.

À meia noite do dia 13 para o dia 14, saímos em procissão da Matriz levando a cruz que fizemos a via sacra na sexta feira Santa. Fomos rezando, cantando e meditando a Paixão do Senhor. Chegando lá, tivemos a missa e a queima da Cruz com os pedidos.

Às 18h estava marcada a procissão com a relíquia do Lenho da Santa Cruz concedida à nossa paróquia pelo nosso pastor, Dom Pedro, que a trouxe pessoalmente ano passado, mas devido à chuva essa procissão não aconteceu.  Às 19h tivemos a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores, encerrando assim a novena. Foi muito bom e gratificante ter o nosso Bispo conosco.  Veio nos confirmar na fé.  Deixou uma belíssima mensagem de fé a todos. Pediu para olharmos sempre para a cruz pois ela é sinal de salvação.

Nosso Bispo Dom Pedro, muito simpático, recebeu a acolhida e agradecimento feita pelo pároco e a singela homenagem feita pelos paroquianos. Foi marcante e gratificante. Deus nos abençoe, abençoe o nosso Bispo que com carinho e amor de pastor veio nos ajudar a rezar e a agradecer a Deus, neste dia em que celebramos a exaltação da santa cruz, madeiro bendito que traz vida e graça a todos.

Pe. Elberson de Andrade , Pároco de Cruzília