PASCOM DA DIOCESE DA CAMPANHA REALIZA SEU ÚLTIMO ENCONTRO DIOCESANO DE 2022

capa“Escutar com o ouvido de Deus para uma comunicação autêntica e sinodal”

Foi com esta temática, em citação ao Papa Francisco, que a Equipe Diocesana da Pascom promoveu seu último encontro diocesano, do ano de 2022, com os agentes da Pastoral da Comunicação das diversas paróquias que compõem nossa Diocese da Campanha.

O encontro aconteceu no dia 03/12/2022 e teve início às 8 horas, com a Santa Missa da memória litúrgica de São Francisco Xavier, patrono das missões, presidida pelo Revmo. Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho, assessor diocesano da Pascom. Após a missa, foi oferecido aos participantes um café, preparado pelos paroquianos do Mártir São Sebastião, paróquia de Varginha que acolheu o encontro.

No salão do centro pastoral, Pe. João Paulo deu as boas-vindas aos pasconeiros e passou a palavra para Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e bispo referencial da Comissão Episcopal para a Comunicação e Cultura do Regional Leste II da CNBB, que nos presenteou com uma profícua palestra, de forma virtual, através de uma live. Dom Gil dividiu sua fala em três partes. Na primeira, apresentou o coração de Deus na Sagrada Escritura: “a oração é a palavra da pessoa humana para Deus, que escuta a todos com misericórdia”. Na segunda, lançou o questionamento: O que é preciso para bem comunicar? E concluiu: “a melhor comunicação é aquela que está linkada com o coração de Deus”. E, finalmente, na terceira parte, definiu a escuta da Igreja, tecendo uma bela sequência de passagens bíblicas, que mostram os dez momentos de comunicação do Evangelho, que devem nos despertar os mesmos sentimentos de Cristo, como no encontro com a samaritana, em Emaús etc.

Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, também deixou uma mensagem, por meio de um vídeo, em que agradeceu aos participantes do encontro e desejou que “Deus possa abençoar, cada vez mais, esse ministério de semear a Palavra de Deus através de nossas mídias sociais”.

Ao longo de todo o dia, formações foram ministradas pelos integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) da Equipe Diocesana da Pascom: a importância das redes sociais e a identidade visual dos perfis paroquiais, fotografia e espaço litúrgico, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e workshops sobre Artes nas plataformas digitais Canva e Photoshop.
No intervalo do almoço, a equipe promoveu uma divertida dinâmica, onde cada agente recebeu uma frase num cartão, lendo-a em voz alta, formando, assim, a Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

No encerramento do encontro, às 16 horas, houve oração e bênção ministradas pelo Pe. João Paulo, que aproveitou para agradecer a participação de todos os pasconeiros e à Equipe Diocesana pelo bom êxito do encontro.

Animados e revigorados, todos retornaram às suas respectivas paróquias, com o compromisso renovado à missão de evangelizar, certos de que eventos formativos como esse possibilitam um forte impulso para os trabalhos pastorais que se seguem, sob a intercessão de Nossa Senhora da Comunicação!

JULIO CESAR RODRIGUES DE CAMARGO
Vice-coordenador da Equipe Diocesana da Pascom