Formação da Escola diaconal São Lourenço Mártir

capa

“Aqueles que são admitidos na ordem do episcopado ou do presbiterado, recebem a missão e a faculdade de agir na pessoa de Cristo Cabeça; os diáconos, ao invés, estão habilitados a servir o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade”.

O corpo diaconal da Diocese de Campanha – MG, juntamente com os propedeutas tiveram formação no dia 17/09/2022, com o presidente da CRDE L2 (Comissão Regional dos Diáconos e Esposas do Leste 2 - Minas Gerais) da CNBB, Diác. Márcio Honório de Oliveira e Silva, e sua esposa, Cristina Angélica Pena, no Centro Diocesano de Pastoral em Três Corações. Neste dia formativo, foram apresentados diversos temas importantes para o diaconado no Brasil e no mundo. Diácono Márcio, falou especialmente do grande leque das diaconias, no campo familiar, educacional, social, cibernético e religioso. Ele apontou para os propedeutas e diáconos, os caminhos que devem seguir nos estudos para se tornarem um diácono exemplar, respeitando a família, o trabalho e a religião, nesta ordem; para terem um equilíbrio na vida, tanto diaconal, como pessoal, familiar e profissional.

Cristina, deu grandes exemplos de como a família é importante na caminhada diaconal, e que a esposa e filhos devem estar sempre unidos na evangelização, primeiro como Igreja doméstica, depois como testemunhas de vida familiar.

Esteve também presente neste dia, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano que falou para os presentes sobre o 3º ano vocacional do Brasil (2022-2023) “Corações ardentes, pés a caminho”. “O amor de Deus está no princípio de todo chamado. Se Deus chama, Ele envia, se Ele envia, Ele acompanha na caminhada”, afirmou Dom Pedro. Salientou a importância da comunhão clerical (bispo, presbíteros e diáconos) e da formação permanente do corpo diaconal para melhor preparação na sua caminhada.

Contamos com a presença em tempo integral do Assessor para o diaconado permanente em nossa diocese e também diretor da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, Padre Alex José Adão, que nos orientou a refletirmos de como “usarmos das coisas que não são nossas, para plantar o Reino de Deus”.

Foi um dia formativo e de muita oração. Que São Lourenço, interceda a Deus por todos os diáconos e suas famílias!

Diácono Celso Ítalo Martins