COMISSÃO DIOCESANA DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA DIOCESE DA CAMPANHA REALIZA ASSEMBLEIA E ELEGE SUA PRIMEIRA DIRETORIA

capaNos dias 18 e 19 de junho os diáconos permanentes da Diocese da Campanha se reuniram para atividades formativas e para realizarem a sua primeira assembleia geral ordinária para revisão do estatuto de eleição da Comissão. Para as atividades formativas contamos com a presença do Pe. Jean Poul Hansen que dirigiu seus trabalhos na parte da manhã falando sobre a sinodalidade, os fundamentos e as motivações do Santo Padre o Papa Francisco para a convocação do Sínodo que se encontra em andamento. Na parte da tarde as atividades foram práticas e os diáconos foram chamados a falar dos avanços no exercício do Ministério Diaconal e também os desafios enfrentados nestes quase seis meses de ordenação diaconal.

Foi uma boa troca de experiências restando positiva a acolhida dos diáconos pelos párocos e pela comunidade e o exercício das diaconias nas diversas demandas da paróquia, sendo certo que muitos desafios se apresentam, dentre eles a implementação das diretrizes do quinto plano de pastoral e questões ligados ao direito canônico para dirimir as dúvidas de atendimento daquelas pessoas em situação irregular que se apresentam como padrinhos ou madrinhas de batismo; foi sugerido que essas e outras questões de relevância sejam objetos de formação permanente.

O domingo, dia 19, foi dedicado à Assembleia Geral. Os trabalhos foram dirigidos pelo Diác. Marcelo Peterle Dantas e pelo Pe. José Alex Adão. Na primeira parte foram discutidos pontos do Estatuto da Comissão que foram revistos, aperfeiçoados e aprovados. Em seguida foi feita a eleição da Comissão. Até essa Assembleia uma comissão provisória representava a CDD na Diocese da Campanha. A votação foi realizada para escolher o Coordenador, o Secretário e o Tesoureiro da Comissão. Encerrada a votação e apurados os votos a Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD) ficou assim formada:

Coordenador:     Diác. Marcos Giovani Vilas Boas.

1º Secretário:     Diác. Celso Ítalo Martins.

2º Secretário:     Diác. Alcelino José dos Santos.

Tesoureiro:         Diác. José Marcelo Azarias.