Vida Religiosa Consagrada celebra seu dia e retoma sua caminhada como núcleo da CRB, em encontro remoto

capaA Vida Religiosa Consagrada da Diocese da Campanha esteve reunida na manhã de sábado, 05/02/2022 a partir das 9h, de forma virtual, mas cheia de presença, de partilha, de fé e de compromisso com a missão das diversas comunidades religiosas presentes nesta Igreja sul-mineira.

Estavam presentes as Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora (4), do Colégio Pe. Júlio Maria, em Boa Esperança; as Irmãs Beneditinas da Divina Providência do Lar São José (2), em Campos Gerais, e da Casa de Formação (3), em Varginha; as Irmãs dos Santos Anjos (3), do Colégio Santos Anjos, em Varginha; as Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria (6) e as Irmãs de Jesus Crucificado e de Santa Cecília (2), de São Lourenço; as Irmãs da Providência de Gap, de Itamonte (2) e de São Gonçalo do Sapucaí (1); as Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho (2), de Itanhandu; as Irmãs Franciscanas do Senhor (5), da Associação Beneficente Nhá Chica, em Baependi; as Monjas Beneditinas da Abadia de Maria Mãe do Cristo (3), em Caxambu; as Irmãs Filhas de São Camilo (6), do Hospital Dr. Cândido Junqueira, em Cruzília e as Irmãs Graça e Cidinha, da CRB, em Belo Horizonte, além da secretária diocesana de pastoral, Mirian Cristiano, representando o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Steferson, e do assessor do núcleo diocesano da CRB, Pe. Jean Poul.

Algumas comunidades justificaram a ausência por causas particulares, outras tiveram dificuldades de conexão com a internet e demo-nos conta ainda de que a algumas comunidades talvez não tenha chegado o convite para o encontro.

O encontro começou com um tempo de oração, preparado pela Ir. Clara Rosa, IBDP, recordando o dia da Vida Religiosa Consagrada, celebrado no último dia 02/02, festa da Apresentação do Senhor no Templo, onde cada comunidade foi convidada a acender sua vela, reavivando a chama vocacional de cada religiosa, cada comunidade, cada congregação, num espírito de diálogo sinodal com toda a Igreja.

Em seguida, cada comunidade presente teve a oportunidade de apresentar suas irmãs, seu carisma, sua espiritualidade, seus fundadores, padroeiros, seus trabalhos desenvolvidos na Igreja Local da Campanha e na Igreja Universal, através da presença em todo o mundo. Um momento rico de experiências e de ardor missionário de tantas religiosas!

Ato contínuo, a Ir. Graça, das Irmãs de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo, de Belo Horizonte, coordenadora regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), partilhou com os presentes uma reflexão singela, profunda e cheia de simpatia a partir da mensagem da coordenadora nacional da CRB para o dia da Vida Religiosa Consagrada e da homilia do Papa Francisco na Festa da Apresentação do Senhor, a partir de três verbos e três questões fundamentais, a saber:

Mover: o que nos move? Quais as nossas motivações?

Ver: o que vemos? Onde estão fixos nossos olhos?

Acolher: nós acolhemos o Cristo em nosso regaço, como o velho Simeão?

Outro rico momento de partilha foi o das ressonâncias da reflexão da Ir. Graça! Ao final, Ir. Maria Inês, IPG, dizendo que aos amigos não se agradece, ama-se, agradeceu e, sobretudo, amou em nome do núcleo diocesano da CRB a presença da Ir. Graça e da Ir. Cidinha da CRB Regional.

Depois, foi a vez da Mirian, secretária diocesana de pastoral, partilhar com o grupo a caminhada diocesana que culminou no sábado passado, 29/01, com a publicação do 5º Plano Diocesano de Pastoral, que ela também apresentou com simpatia e competência admirada pelas religiosas. Pe. Jean Poul chamou a atenção para as duas ações concretizadoras assumidas pelo Núcleo Diocesano da CRB e presentes no número 130 do novo plano de pastoral, a saber:

Entrada: Valorizar a presença de cada religiosa(o)em missão na nossa Igreja Local, desde a sua chegada;

Saída: Promover a presença das(os) religiosas(os) nas diversas iniciativas missionárias da nossa Igreja Local.

Mirian transmitiu, da parte do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Steferson, o desejo de contar ainda mais com a presença das religiosas, tão importantes na história pastoral de nossa diocese, nas coordenações e assessorias diocesanas das diversas forças-vivas; e o desejo de celebrar nas redes sociais da coordenação diocesana de pastoral os aniversários das religiosas que dedicam sua vida à nossa diocese. Para tanto, cada comunidade ficou de informar a Secretaria Diocesana de Pastoral, com uma lista de suas irmãs, suas datas de nascimento e uma foto individual de cada uma delas.

O encontro terminou por volta do meio dia, com o agendamento de todo sábado imediatamente seguinte à festa da apresentação do Senhor no Templo como encontro diocesano da Vida Religiosa Consagrada (VRC) e o dia 21/11, como encontro da VRC no segundo semestre, alternando o local entre o Carmelo São José de Três Pontas e a Abadia de Maria Mãe do Cristo, em Caxambu, uma vez que a festa da Apresentação de Maria, celebrada em 21/11 é o dia da Jornada Mundial de Oração pela Vida Contemplativa.

Pe. Jean Poul Hansen, assessor do Núcleo Diocesano da CRB