Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia a 32º edição do Curso anual para Bispos do Brasil

272143488 4694600823992597 7910671415191511734 n

A Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou nesta manhã a 32º edição do Curso anual para Bispos do Brasil.

Com o tema “Aparecida 15 anos depois: destaques e desafios”, esta edição conta com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, de 90 bispos de todo o país e dos vigários episcopais da Arquidiocese do Rio.

Devido a pandemia, o curso está sendo realizado de forma on-line.

O primeiro curso dos bispos no Sumaré aconteceu em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI.

“Daquela data em diante, com apenas duas exceções, todos os anos temos a alegria de receber nossos irmãos bispos que acolhem o convite para um tempo de convivência fraternal, mesmo que ainda de forma virtual, e discussão de algum assunto de interesse comum, com conferencistas que nos ajudam a aprofundar os temas.” (Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro)

Confira a programação:

25/01

- Aparecida 15 anos depois: uma tentativa de compreender o hoje pastoral e discernir pistas de ação - Dom Joel Portela – Secretário da CNBB

. 1ª parte: Um diagnóstico não superado

. 2ª parte: Do desconforto à missionariedade

26/01

- Assembleia Eclesial Continental - D. Jorge Eduardo Lozano - Arcebispo de San Juan de Cuyo, Argentina

e Secretário Geral do CELAM;

- Sinodalidade: fundamentos e perspectivas - Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira

27/01

- O papel dos leigos no atual momento da evangelização - Cardeal Kevin Farrell - Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida;

- Renovação Carismática, CHARIS e Novas Comunidades - Pe. Alexandre Awi Mello, ISch - Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Fonte: WebTV Redentor