Regional Leste 2 anuncia novo secretário executivo

novo secA presidência do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou o Pe. Rodrigo Souza da Silva, do Clero da Diocese de Paracatu (MG), como novo secretário executivo. Ele será sucessor do padre Roberto Marcelino de Oliveira, que assumiu em maio de 2021 o cargo de secretário executivo do novo Regional Leste 3 (Espírito Santo) e desde então atua nos dois secretariados.

Padre Rodrigo foi ordenado sacerdote em 18 de abril de 2009, atualmente é coordenador de Pastoral da Diocese de Paracatu, desde janeiro de 2015. É membro do Conselho de Formadores do Seminário São João XXIII; do Conselho Diocesano de Presbíteros; do Colégio de Consultores da Diocese e é pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida desde 17 de junho de 2017.

Graduado em Teologia pelo Seminário Maior São José da Arquidiocese de Mariana em 2008 e Filosofia pelo CESB em 2010. Fez especialização em Teologia Pastoral e mestrando em Teologia, com ênfase na Práxis teológica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em 2018. Também atuou como professor no Seminário Maior João XXIII da Diocese de Paracatu.

A partir do lema “O bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas” (Jo10,11b), padre Rodrigo busca viver o ministério confiado pela Igreja.

“Frente ao convite, eu fiquei surpreso e alegre em receber esta missão. Sou grato a Deus, à presidência do Regional pela confiança, ao meu Bispo Diocesano, Dom Jorge Alves Bezerra SSS, pela acolhida da proposta e orientações, aos meus queridos paroquianos pela caminhada e tempo juntos e aos meus familiares”, comentou Pe. Rodrigo.

Com a nomeação do novo secretário executivo, ficou acordado que Pe. Roberto Marcelino ficará atuando nos dois secretariados (Leste 2 e Leste 3) até dezembro deste ano e que o padre Rodrigo assumirá o cargo em janeiro de 2022.

Saudação da presidência

Com a criação do Regional Leste 3, a ser efetivada em dezembro próximo, o atual secretário executivo do Regional Leste 2, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, do clero da Diocese de Colatina (ES), foi escolhido como secretário executivo do novo Regional, onde está sua Diocese de origem.

Diante da demanda de um novo Secretário para o Leste 2, depois de conversas com alguns Bispos, foi escolhido para esta função o PADRE RODRIGO SOUZA DA SILVA, da Diocese de Paracatu (MG), graças à colaboração solidária e consentimento de Dom Jorge Alves Bezerra, SSS.

Pe. Marcelino e Pe. Rodrigo construirão um processo de transição e de encaminhamentos ao longo deste segundo semestre de 2021 e, no próximo ano, Pe. Rodrigo assume de modo pleno as incumbências do Secretariado do Regional, juntamente com a atual presidência, até o final do mandato, em junho de 2023.

Acolhemos com alegria e gratidão ao Pe. Rodrigo Silva, que mostrou-se aberto e disponível à nova missão, que desejamos possa enriquecer seu percurso sacerdotal bem como sua Diocese de origem, que o receberá com novas e oportunas experiências e conhecimentos adquiridos nesta missão junto ao Regional Leste 2. Uma vez mais, nossa gratidão a Dom Jorge, que oferece ao nosso Regional um sacerdote com muitas tarefas na sua Diocese, que serão assumidas por novos sacerdotes, aos quais também agradecemos pela cooperação em nível diocesano.

Ao Pe. Roberto Marcelino, que mostrou-se tão atencioso, próximo e plenamente entregue ao dinamismo de nosso Regional, nossa imensa gratidão e sincero reconhecimento. Desejamos que mais perto de suas origens, ele possa continuar expressando seu grande amor pela Igreja e pela missão.

Juntos avançamos na construção da comunhão e da colegialidade em nosso Regional Leste 2, pelas vias da sinodalidade e da missionariedade, e desejamos aos irmãos e irmãs do Regional Leste 3 renovada criatividade e coragem na continuação da bela história da Igreja no Estado do Espírito Santo.

Belo Horizonte, 03 de setembro de 2021, memória de São Gregório Magno.

A Presidência do Regional Leste 2,

Dom José Carlos de Souza Campos – Presidente