Em Assembleia Ordinária do CONSER, (Arce)Bispos planejam e avaliam ações

capaOs (Arce)Bispos e os coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos, por videoconferência, para a Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER).

Com início na manhã desta terça-feira, 08 de junho, o encontro tem o intuito de refletir, planejar e avaliar as próximas ações das Igrejas Particulares de Minas Gerais e do Espírito Santo. A programação segue até o final da tarde de amanhã (09).

Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2, iniciou os trabalhos às 8h30 dando as boas vindas aos presentes e saudando aos que estavam participando pela primeira vez. Logo após, Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e secretário, celebrou um especial momento litúrgico.

Neste primeiro dia de evento, o grupo refletirá a partir do versículo “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho!” (At 20,28), visando o cuidado dos Bispos, padres, seminaristas e lideranças em situações de vulnerabilidade. O tema foi tratado pelo conferencista, Pe. Jésus Benedito dos Santos, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). “Nosso compromisso é seguir enfrentando a pandemia, unindo forças com apoio mútuo, solidariedade e resiliência. Deus nos fortalece no cuidado de nós mesmos e uns dos outros”, afirmou durante sua fala.

Amanhã, 09 de junho, o CONSER se aprofundará na Palavra de Deus – círculos bíblicos, leitura orante e a liturgia da Palavra – como experiência de encontro e comunhão com Jesus, sacramentalidade, a presença real e a performatividade da Palavra, sobretudo durante a pandemia. O Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol, é quem deve apresentar aos participantes como a temática é ligada ao Ministério do Catequista, instituído pelo Papa Francisco, e também abordar sobre os 50 anos do Mês da Bíblia.

Entre outros assuntos tratados, estão: a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; Criação e instalação do Regional Leste 3 (Espírito Santo); Sínodo dos Bispos; 6ª Semana Social Brasileira; Pacto pela Vida e pelo Brasil; Campanha É Tempo de Cuidar; Cáritas Regional; Coleta da Solidariedade; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); Retomada de visitas da Pastoral Carcerária aos presídios; Retiro On-line de Presbíteros do Regional Leste 2, etc.