SEGUNDA GRANDE SESSÃO DA 5ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL FOI REALIZADA DE FORMA REMOTA

capaNo dia 25 de setembro realizou-se a 2ª Sessão do Agir da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral, através da plataforma Zoom e transmitida simultaneamente pelo canal da Coordenação de Pastoral no YouTube. Um link foi disponibilizado por paróquia e, dessa forma, reuniram-se padres, seminaristas, delegados paroquiais e delegados das forças-vivas residentes no território da paróquia, com todos os cuidados que a pandemia ainda exige, para acompanhar esse segundo momento da nossa assembleia.

Houve um grande esforço da parte de todos que durante quase quatro horas se dispuseram a ouvir as ações escolhidas pelas forças-vivas que concretizam a prioridade diocesana escolhida em março de 2020: “Consolidar as nossas Comunidades Eclesiais Missionárias como espaços de comprometimento e participação de todos na vida e na missão da Igreja”.

A Assembleia teve início com as palavras de acolhida e abertura de Dom Pedro fazendo memória da Conferência de Aparecida, em 2007, com o tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida” e que segue como fator propulsor da Assembleia Eclesial a acontecer no México em novembro e também como inspiração do nosso Plano de Pastoral. Lembrou que o Papa Francisco tem motivado e desafiado nossa Igreja a ser cada vez mais em saída, mas também acolhedora, samaritana, dialogante e profética, aspectos que devemos ter em mente sobre o trabalho que queremos aqui na diocese da Campanha.

As duas colunas do magistério do Papa Francisco, continuou Dom Pedro, a colegialidade e sinodalidade que estamos experimentando na assembleia eclesial, são um referencial para o Sínodo de 2023, para o qual estamos caminhando. Colegialidade refere-se ao conceito de Comunhão e Participação presente na Lumen Gentium e que perpassa todos os documentos do Vaticano II, ela é episcopal, diz respeito aos bispos que querem juntos conduzir o rebanho de Cristo.

Já a Sinodalidade, o Papa tem afirmado que é o caminho que o Senhor espera da Igreja no terceiro milênio. Envolve todo o povo de Deus, com a mesma dignidade. Dessa forma, concluiu Dom Pedro, “a assembleia que estamos vivendo hoje, assim como a Eclesial e o Sínodo em 2023 representam um luzeiro para o que vamos viver”.

A partir dessa fala, o Pe. Jean Poul conduziu os trabalhos com uma oração inicial, pedindo as luzes do Espírito Santo para caminharmos juntos, sinodalmente, escutar e acolher a prática pastoral da diocese, através das suas forças-vivas. A secretária de pastoral fez a leitura da ata da 1ª Sessão do Agir que aconteceu dia 07 de março de 2020, redigida pela Mônica Leal, do GRADI.

As ações das forças-vivas foram apresentadas em slides, lidas e justificadas pelos assessores, coordenadores diocesanos ou delegados, que no final receberam algumas sugestões do senhor bispo e demais participantes, tudo para que elas possam refletir fielmente as respostas para as demandas levantadas no momento do Ver, realizado entre março a outubro de 2019. Todo material, revisado, será enviado às paróquias e delegados das forças-vivas.

Ato contínuo, a secretária de pastoral passou breves recomendações sobre o próximo passo da Assembleia Diocesana, as assembleias paroquiais – o Agir 3, quando escolherão quatro ações, uma para cada pilar da Palavra, Pão, Caridade e Missão que concretizem a prioridade diocesana. As assembleias nas paróquias acontecerão nos meses de outubro e novembro e o resultado será apresentado na 3ª Sessão do dia 11 de dezembro de 2021.

Concluídos os trabalhos, Dom Pedro agradeceu a participação de todos e a condução dos trabalhos pelo pe. Jean Poul e a secretaria de pastoral, dando sua bênção.

Em clima de alegria e dever cumprido os participantes se despediram, visto que, apesar das dificuldades e restrições que a pandemia impõe, estamos caminhando em assembleia e produzindo o novo plano diocesano de pastoral que refletirá nossas riquezas, nossas dificuldades e as grandes demandas do povo de Deus aqui na Diocese da Campanha.

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento

Secretaria Diocesana de Pastoral