Orientações da Pastoral Familiar para celebração da Semana Nacional da Família

pastoral familiar

Irmãos e irmãs em Cristo, estimados casais e membros da Pastoral Familiar,

da Diocese da Campanha/MG,

Prosseguimos desafiados pela pandemia da Covid-19, que, de modo tão intenso, afetou a vida de nossas famílias, seja por crise gerada nos relacionamentos conjugais e familiares, seja pela crise econômica, seja pela perda de entes queridos, seja pelo enfrentamento da própria doença. Como discípulos missionários de Jesus Cristo, não podemos permitir que tal situação nos arranque a esperança e a fé em nosso Senhor.

Sendo assim, vimos ao seu encontro recordar que a Pastoral Familiar está vivendo a alegria do Ano da Família Amoris Laetitia, conclamado pelo Papa Francisco, para o período de 09 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, com o intuito de celebrar os 5 anos da Exortação Amoris Laetitia (A alegria do amor) e preparar para o X Encontro Mundial das Famílias. Por isso, como Pastoral Familiar, mesmo em meio a essa pandemia, devemos nos empenhar ainda mais na realização de mais uma Semana Nacional da Família. Seguem, então, algumas orientações de nossa Equipe Diocesana sobre a realização da mesma:

- A Semana Nacional da Família acontecerá dos dias 08 a 14 de agosto de 2021. Certamente, muitas paróquias já fizeram sua programação ou a estão por fazer. Seguindo as normas de prevenção à Covid, conforme às determinações das autoridades de cada município, cada paróquia programe a Semana, conforme seu costume, criatividade e dentro das possibilidades, testemunhando que nossa bandeira é a vida de cada pessoa, em sua dignidade.

- Todos os anos, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lança o subsídio “Hora da Família” como proposta para a celebração da Semana da Família, com roteiros para os encontros e temas a serem refletidos. Sugerimos que este material seja, dentro do possível, adotado pelas nossas paróquias, para que estejamos em comunhão com a Igreja no Brasil. O subsídio “Hora da Família” pode ser adquirido de duas formas: o livreto impresso pelo site lojacnpf.org.br; ou o arquivo digital, através do aplicativo Estante Pastoral Familiar (disponível para Android, no Play Store).

- Nossa Diocese da Campanha, irá promover dois momentos especiais para a Semana da Família:

Live de abertura da Semana da Família 2021, em nossa Diocese: dia 02 de agosto, segunda-feira, 20h, pelo canal do YouTube Pastoral Familiar – Diocese da Campanha;

Momento de oração em ação de graças pela Semana da Família 2021: dia 16 de agosto, segunda-feira, 20h, pelo canal do YouTube Pastoral Familiar – Diocese da Campanha;

Contamos com a participação de todos os agentes de nossa Pastoral Familiar e de todas as famílias. Solicitamos às coordenações e lideranças que divulguem ao máximo todas as nossas celebrações e momentos especiais da Semana da Família!

Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe, fortaleça e proteja todas as nossas famílias!

Elói Mendes, 07 de julho de 2021.

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva – Assessor e Equipe Diocesana da Pastoral Familiar