Publicado o cartaz da CF-2022

campanha-fraternidade-2022A identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2022, desenvolvida por Antonio Batista de Souza Júnior, leigo, natural de Angical (BA), líder da Pastoral da Juventude, ex-seminarista da Diocese de Barreiras (BA) tem como inspiração o capítulo oitavo do Evangelho segundo João, eco do lema que é proposto. Diante da mulher, surpreendida em fragrante adultério, e que está prestes a ser apedrejada, Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo. Não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: AMOR E SABEDORIA, palavras retiradas do lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

As pedras espalhadas pelo chão resumem parte do desfecho daquilo que foi ensinado por Jesus. “Vai e não peques mais”. Palavra que inaugura um novo estilo de vida marcado pela conversão. O cartaz direciona o interlocutor ao Mestre Jesus, o centro da fé. Convertidos pela Palavra e comprometidos com a vida, dom e compromisso, nosso olhar se dirige a Jesus que é mostrado em perfil, em pé e com disposição corporal curva em direção à mulher que stá sendo julgada. A cabeça de Jesus, emoldurada por um círculo, auréola, é o eixo do cartaz, lugar donde parte a inteligência, a sabedoria e por consequência, a “Palavra de vida eterna” (Jo 6,68).

campanha-fraternidade-2022-fotoA disposição da mulher, também curva, é a de quem se coloca a ouvir, aprender e percorrer uma nova vida que brota da cruz. Sua cabeça é aparelhada com os pés da santa cruz, esta que se apresenta suave, como marca d’água ao fundo do cartaz. Duas cores predominam no cartaz, verde e laranja. A cor verde a lembrar o que é vivo e a cor laranja a instigar a fidelidade criativa, própria do seguimento de Jesus. Estas duas cores darão a qualidade visual de todo material da CF, a fim de induzir a lembrança do tema e do lema escolhidos para 2022. Tanto a mulher quanto Jesus têm repousada a mão na área peitoral, gesto que reflete a interação pedagógica de quem ensinou e de quem aprendeu com o coração.

Sobre o peito de Jesus, um pequeno coração em cor vermelha, num gesto misericordioso e educador. Inspirados por ele, todos são convocados a pensar a integralidade da educação. Ela perpassa todos os aspectos da vida humana. “Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”.

A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

“É a terceira vez que a Educação figura como tema da Campanha da Fraternidade, agora sobre o horizonte do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. (...) Creio que a realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos, verdadeira mudança de mentalidade, orientação de vida, revisão das atitudes e busca de uma educação que promova o desenvolvimento pessoal, integral e formação para a vida fraterna e para o compromisso com o bem comum. Refletir e atuar a favor da educação é uma forma de viver o caminho quaresmal. É reconhecer que algo pode e deve mudar neste cenário e, principalmente, em nossas relações. É permitir que a Palavra de vida e salvação nos eduque a fim de que possamos refletir sobre este tema tão importante, ainda mais impactado pela pandemia. É tempo de cuidar da educação”, disse o padre Patrick Samuel Batista, sub-secretário da CNBB para as campanhas.