Reitor do Santuário divulga programação (on-line) da Festa da Beata Nhá Chica

WhatsApp Image 2021-05-26 at 12.21.27

O reitor do Santuário da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi/MG, divulgou nestes dias a programação da Festa da Beata Francisca Paula de Jesus - Nhá Chica deste ano.

Os festejos começam com a novena: de 05 a 13 de junho. Alcançam o seu ápice no dia da Beata: 14 de junho, memória dos 126 anos de sua morte.

Além disso, um série de lives acontecerá de 10 a 13 de junho.

Francisca Paula de Jesus - Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del'Rei/MG em 1808, foi batizada aos 26 de abril de 1810. Ainda na infância mudou-se com sua mãe negra para Baependi/MG, onde viveu uma vida de piedade e dedicação a Deus e aos pobres. Suas principais devoções eram à Senhora da Conceição, que trazia junto de si numa pequenina imagem de terracota e a quem chamava carinhosamente "minha Sinhá", e às "horas da agonia de Nosso Senhor". Por isso, costumava reunir o povo nas sextas-feiras por volta das três horas da tarde para rezar e partilhar. Assim, os pobres da cidade, especialmente do "alto da cavalhada", bairro onde ela se estabeleceu e onde edificou a Igrejinha que lhe pedira sua "Sinhá", conseguiam o seu sustento. Ainda em vida, Nhá Chica era conhecida como a "mãe dos pobres".

Depois de rigoroso exame histórico-teológico, a Igreja reconheceu a santidade de Nhá Chica, proclamando-a Beata em 04 de maio de 2013, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, legato pontifício, que anunciou a data de 14 de junho como a festa litúrgica em memória de Nhá Chica.

Neste ano as comemorações terão como tema para ser refletido: "Com São José, no ano da família, celebramos a Beata Nhá Chica". O tema expressa a comunhão da Igreja diocesana da Campanha com o Papa Francisco que proclamou em 08 de dezembro passado que este ano seria o ano de São José e também em 25 de março de 2021, o Ano da Família Amoris Laetitia, uma vez que a sua Exortação Apostólica sobre o amor na família comemora 5 anos de publicação.