SETOR FAMÍLIA SEGUE FAZENDO AS REUNIÕES ONLINE

WhatsApp Image 2021-04-15 at 18.21.22Na noite do dia 14 de abril, o Setor Família reuniu-se de forma virtual, com a presença do Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luciano Tadeu de Oliveira, assessor do ECC, Mirian Cristiano secretária diocesana de pastoral e os representantes: da Pastoral Familiar Celinha, coordenadora diocesana, e Sérgio representante da Forania Nossa Senhora das Fontes; das Equipes de Nossa Senhora Alan e Angélica; da Catequese Maurício e Cidinha; do Encontro de Casais com Cristo Dênis e Rosilene, do conselho diocesano.

Conforme previamente combinado, Dênis apresentou o ECC, enfatizando que se trata de um serviço da Igreja em favor das famílias, visando a vivência do sacramento do matrimônio, unindo mais os cônjuges, oferecendo pistas de crescimento para que a partir da mensagem de Cristo, estreitem o relacionamento de amor e diálogo entre si e com os filhos.

O ECC teve origem na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Vila Pompeia, grande São Paulo, na década de 1970 e chegou à nossa Diocese no final da década de 1990.

Os objetivos são evangelizar as famílias e despertar os casais para as pastorais paroquiais.

O ECC acontece em três etapas:

1) Primeira etapa: nas paróquias, um encontro de três dias que se destina a evangelizar, é querigmático. Os casais convidados são acolhidos e levados a um encontro pessoal com Jesus Cristo;

2) Segunda etapa: nas foranias, tem caráter catequético-doutrinal, nela é apresentada a doutrina da Igreja;

3) Terceira etapa: é diocesana e os casais são chamados a assumir um compromisso transformador que busca mudar as estruturas injustas da sociedade, à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI).

Depois da primeira etapa, que acontece nas paróquias, o pós-encontro apresenta os casais às pastorais e ministérios existentes na paróquia, no intuito de fazê-los engajar-se em algum desses serviços.

O ECC está estruturado da seguinte forma: assessor eclesiástico nacional, conselhos nacional, das regiões, dos regionais da CNBB, diocesanos, forâneos/setorias e paróquias. Em nossa diocese o assessor eclesiástico é o Pe. Luciano; temos o conselho diocesano e em cada forania tem um casal ligação forâneo que faz a articulação da paróquia com o conselho diocesano e está articulando o conselho forâneo, que deve ser composto pelos casais pós-encontro de todas as paróquias daquela forania.

Cada paróquia onde o ECC está presente, tem uma Equipe Dirigente e a partir do primeiro encontro, são formados círculos de estudos que proporcionam um crescimento gradual através de subsídios chamados temários, através dos quais acontece a formação permanente dos casais.

A espiritualidade do ECC é vivenciada através de cinco pontos básicos: doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração.

Toda a estrutura do ECC está no Documento Nacional, com suas regras e diretrizes, conforme inspiração inicial do seu idealizador, Pe. Alfonso Pastore. Uma das observações do Pe. Jean Poul foi justamente que o grande segredo do ECC é seguir fielmente o Documento Nacional.

Pe. Luciano, assessor eclesiástico do ECC, completou que é importante estar atentos aos casais que são convidados para que experimentar o ECC cumpram um dos objetivos que é preparar os casais para que suas famílias sendo evangelizadas, também possam ser evangelizadoras.

Concluindo, foi informado que o ECC está presente em 53% das paróquias de nossa diocese, até 2018 foram 10.248 casais que vivenciaram a 1ª Etapa, 2.704 a 2ª Etapa e 1.813 a 3ª Etapa, ou seja, um grande número de famílias teve a graça de conhecer e fazer essa bonita experiência. Muitas delas, cerca de 60% - informou o Dênis -

já estão engajadas nas pastorais das suas respectivas paróquias. No entanto, outros tantos casais ainda hesitam em assumir um compromisso missionário.

Ao final da reunião, confirmou-se o próximo encontro para o dia 28 de abril, com a apresentação das Equipes de Nossa Senhora e Pe. Jean Poul deu a bênção aos participantes.