ALUNOS DA ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO MÁRTIR REALIZAM SEMINÁRIO DE PASTORAL

capacapaNo último sábado, dia 27 de março, candidatos ao diaconato permanente, alunos da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, realizaram um Seminário de Pastoral, sob a orientação do Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral, com vistas à inserção dos mesmos na caminhada pastoral da Diocese, especialmente nas Pastorais Sociais e naquelas relacionadas diretamente com a Palavra de Deus, conforme pedido do Exmo. e Revmo. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, na última reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) de 2020.

O seminário, realizado de forma remota, contou com a presença dos diáconos Marcelo Peterle Dantas e Nardelli Martins, os primeiros diáconos permanentes da diocese; da coordenadora do Conselho Diocesano de Ação Social (CODIAS), Jacqueline de Souza Moreira; de assessores e coordenadores diocesanos dos ministérios, pastorais, movimentos e associações envolvidos.

Analisando as pastorais e movimentos, o Pe. Jean Poul e o diretor da Escola Diaconal, Pe. Alex José Adão, distribuíram as tarefas aos candidatos, que consistiram em pesquisar a origem, o carisma/objetivo, os referenciais fundamentais e a organização e presença de cada uma delas na Diocese da Campanha.

Dezesseis apresentações foram feitas na seguinte ordem, com seus respectivos apresentantes e suas cidades de origem:

Círculos Bíblicos – Geraldo de Três Pontas;

Ministério das Exéquias – Márcio de Campanha e Cláudio de Natércia;

Movimento Fé e Política – Ernane de São Gonçalo do Sapucaí;

Pastoral Afro-Brasileira – Vitor Donizetti de Varginha;

Pastoral Carcerária – Messias Pereira de Varginha;

Pastoral Catequética (Batismal) - Sérgio de Campanha;

Pastoral da Criança – Laécio de Varginha;

Pastoral da Ecologia – Donizete de Três Pontas;

Pastoral da Pessoa Idosa – Joaquim de Monsenhor Paulo;

Pastoral Saúde – Gilmar de Varginha;

Pastoral da Sobriedade – Tadeu de Lambari;

Pastoral do Migrante – Marcelo de Varginha;

Pastoral do Surdo – Marcos Leite de Varginha;

Pastoral do Dízimo – Marcos Giovani de São José do Alegre e Celso de Campos Gerais;

Pastoral Universitária – Alessandro de Três Pontas e Eduardo de Baependi e

Sociedade São Vicente de Paulo – Alcelino de Três Corações.

No final, Pe. Jean Poul comunicou aos participantes que, a partir daquela data, cada aluno iniciaria um estágio na pastoral ou movimento que apresentou, não como assessor ou coordenador, mas como membro integrante da equipe diocesana, atendendo quanto possível para que cada uma delas possa atingir seus objetivos. Na sequência deu uma bênção de envio e agradeceu o empenho dos alunos e a presença dos convidados.