SETOR FAMÍLIA SE ARTICULA EM COLABORAÇÃO COM O PROJETO CATEQUÉTICO “VIVER A PALAVRA”

WhatsApp Image 2021-02-13 at 12.27.53Na manhã do dia 13 de fevereiro, reuniram-se de forma remota as principais forças de evangelização das famílias na Diocese da Campanha, com a participação do Pe. Jean Poul Hansen (Coordenador Diocesano de Pastoral), Pe. Leandro Portugal (Assessor Diocesano da Catequese), Pe. Luciano Tadeu Oliveira (Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC), Edson Cassiano, Célia, Sérgio e Renata (Equipe Diocesana da Pastoral Familiar), Denis e Rosilene (Coordenação Diocesana do ECC), Christiane e Ricardo, Coralina e Alessandro (Equipes de Nossa Senhora - ENS), Maurício e Cidinha (Setor Família na Catequese), Pedro Henrique (Coordenador Diocesano da Catequese).

Após a oração inicial e a apresentação de todos os presentes, Pe. Jean Poul avaliou as tentativas e experiências anteriores de constituição do Setor Família na Diocese, em sintonia com as orientações da CNBB, considerando oportuno avançar na consolidação desse organismo de comunhão de todas as forças que trabalham na evangelização, acompanhamento e cuidado das famílias em nossa diocese.

O objetivo desta reunião foi duplo: consolidar o Setor Família e conhecer o “Projeto Viver a Palavra”, justificando que o momento atual exige um novo paradigma catequético, que envolva de modo mais profundo Catequese e Família. Pedro Henrique apresentou o novo projeto, explicando que a proposta de fazer acontecer a catequese no seio familiar corresponde a uma dupla exigência: na ordem pastoral, catequética e teológica, a família é o lugar do anúncio do Evangelho, e na ordem prática, a pandemia de Covid-19 expôs a dificuldade das estruturas e de recursos humanos para a realização da catequese do modo convencional. Apresentado o projeto “Viver a Palavra”, houve um momento para o esclarecimento das dúvidas, evidenciando que a contribuição do Setor Família é uma grande força para a Catequese, e que os casais podem rezar, motivar e trabalhar para o bom êxito dessa iniciativa, que vem num momento muito oportuno para nossa Igreja particular.

No segundo momento, Pe. Jean Poul reforçou a proposta da consolidação do Setor Família e com os presentes agendou paras os próximos meses três reuniões, ainda de forma remota, onde nos dedicaremos ao mútuo conhecimento das forças-vivas que compõe o setor. Dia 16 de março (terça-feira) a Pastoral Familiar, que dever ser a locomotiva do Setor Família, se apresentará; dia 14 de abril será a vez do ECC e dia 28 de abril serão as ENS. Assim, vamos nos conhecendo a partir da realidade que trazemos em nossa diocese e no diálogo e na fraternidade, constituindo o Setor Família em nossa diocese da Campanha.

A reunião foi encerrada com o agradecimento a cada participante e a renovação de nossa confiança na intercessão materna de Maria para o Projeto “Viver a Palavra”, para o Setor Família de nossa diocese, para nossas famílias e para a Campanha da Fraternidade, que em breve iniciaremos. Por fim, Pe. Jean Poul abençoou a todos os presentes.