INÍCIO DAS ATIVIDADES DA COMUNIDADE TEOLÓGICA SENHORA DO CARMO - COTESC

WhatsApp Image 2021-02-03 at 08.45.45

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não caminha na escuridão, mas terá a luz da vida.” Jo 8,12

No primeiro dia do mês de fevereiro, a Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC), reuniu-se, de forma remota, para dar início as atividades do primeiro semestre de 2021.

Pe. Ivan de Souza Carvalho, novo reitor da Etapa da Configuração – Teologia, iniciou o encontro dando as boas-vindas aos seminaristas, acolhendo, de maneira especial, os novos membros da comunidade. Devido à pandemia, os seminaristas continuam em suas casas, e as atividades acontecerão de forma remota. Logo em seguida, passou a palavra ao Pe. Dehon Vicente Ferreira, diretor espiritual da comunidade, que conduziu um dia de retiro.

Pe. Dehon, iluminado pelas luzes do Espírito Santo, com discernimento e sabedoria, conduziu os seminaristas a um encontro pessoal com Jesus. Apesar da modalidade online, soube proporcionar um dia de oração, reflexão e planejamento para a caminhada deste novo ano que se inicia.

Num primeiro momento, refletiu-se sobre a paternidade castíssima de São José, a partir da Carta Apostólica Patris Corde, do Papa Francisco, por ocasião do Ano de São José. Dela meditou-se a importância de seguimos o exemplo deste homem justo que soube, com prontidão, acolher todos os desígnios de Deus em sua vida, fazendo-se esposo de Maria e pai de Jesus.

Posteriormente, tomou-se como temática “Jesus, luz do mundo” (cf. Jo 8, 12). Recebendo o chamado da vocação sacerdotal, os seminaristas, sobremaneira, são convocados a serem luz do mundo (cf. Mt 5, 14-16). Devem agradecer a Deus por serem chamados a luz e darem uma resposta de amor para esta luz, que é Jesus.

Finalizando o encontro, o pregador exortou que cada seminarista, sobretudo neste cenário complexo de pandemia, cuide de sua vida de oração, colocando-se em íntima ligação com o próprio Deus, deixando tudo para seguir Jesus (cf. Mt 10, 37-38).

Na conclusão do encontro, foi dirigida uma palavra de agradecimento ao Pe. Dehon pela condução do retiro. Encerrou-se com a oração, suplicando à Virgem Maria e ao glorioso São José, que ilumine e acompanhe a Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC) ao longo deste ano de formação.

Fortalecida por esse dia de espiritualidade, a comunidade inicia, alegre e esperançosa, mais um ano de formação. E pede, humildemente, as orações de todo o povo de Deus, para os seminaristas da Etapa da Configuração e seu reitor, Pe. Ivan, que inicia essa nova missão. Deus seja louvado para sempre!

Guilherme A. Portugal – seminarista do 2º ano da Etapa da Configuração – Teologia