O SEMINÁRIO, COM MARIA, EM MISSÃO

capaO mês de setembro é de profunda intensidade para o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores e para toda comunidade campanhense. Mêsde oração, convivência e crescimento. Isso devido ànovena preparatória para a festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores, que se iniciou no dia 4 de agosto.

Dentro da dinâmica do ano Missionário, a novena foi marcada pelo seguinte tema geral: A Igreja, com Maria, em missão. Ao longo dos dias, vários padres se fizeram presentes para presidir a Santa Eucaristia, refletindo a importância da consciência missionária do cristão.

Não só a presença dos sacerdotes de diversas paróquias abrilhantou a novena, mas também uma quantidade considerável de fiéis da Paróquia Santo Antônio da Campanha, que alegraram a comunidade discipular com sua presença.

Outro ponto marcante da novena foi o nono dia, celebrado excepcionalmente no dia 15 de setembro. A celebração eucarística foi presidida pelo excelentíssimo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e contou com a participação dos familiares dos seminaristas. Essa participação especial ocorreu devido à Festa das Famílias, encontro anual de confraternização entre todos os seminaristas e seus familiares.

No dia dezesseis de agosto, o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores se colocou em festa. O dia foi marcado pelas festividades em honra à padroeira da casa de formação. Pela manhã, a comunidade discipular celebrou a oração das Laudes solenemente. No período noturno, às 19 horas, foi presidida a celebração eucarística em honra à Virgem das Dores pelo senhor bispo diocesano, Dom Pedro. Nessa celebração estiveram presentes vários padres que auxiliam no processo de formação, bem como outros que estreitam profundo laço de amizade para com a comunidade. Presença honrosa também de quatro dos diáconos recém-ordenados em nossa Diocese, além de professores, amigos e uma grande parcela do povo campanhense.

Esses dias transcorreram com alegria. Foram momentos de profundo revigoramento espiritual e também de estreitamento dos laços fraternos, tanto entre os seminaristas, membros da comunidade discipular, como também entre os fiéis que se fizeram presentes. Que a Virgem das Dores, excelsa padroeira de nossa casa de formação, continue intercedendo por cada seminarista e por todos os formadores, orientando-os como a Estrela da Nova Evangelização, para serem cada vez mais sinais autênticos da missionariedade do Senhor.

Comunidade Discipular Nossa Senhora das Dores