DIOCESE DA CAMPANHA SE ALEGRA COM A ORDENAÇÃO DE CINCO NOVOS DIÁCONOS

capaNa manhã do sábado, dia 17 de agosto, às 9hs, na Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Rio Verde-MG, a Diocese da Campanha recebeu para o exercício do diaconato cinco jovens, a saber: Alysson Luiz Paganelli Lage, natural de Conceição do Rio Verde; Bruno dos Santos Moreira, natural de Cruzília; Douglas Hilário Vieira, natural de Campo do Meio; Fábio Fernando Alves, natural de Três Pontas e Leandro Gomes Portugal, natural de Campos Gerais.

Tendo esses jovens vocacionados concluído o processo inicial da formação presbiteral em nossos seminários, foram ordenados diáconos para o serviço de Deus e de seu povo, através da oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano.

O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, sinal visível de que a Igreja levou a sério o mandato do lava-pés e o capítulo 13 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. Como o próprio nome indica, o diácono ocupa-se, sobretudo, do âmbito caritativo (diaconia), embora possa também ensinar, fazer catequese, anunciar o Evangelho, pregar na Missa e assistir às celebrações litúrgicas (cf. YOUCAT- Catecismo Jovem da Igreja católica).

Por meio da ordenação, o diácono representa Cristo como Aquele que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos (Mt 20,28). Por isso, os jovens diáconos devem com sua vida e seu carisma colocar, em primeiro lugar, o amor. Além disso, o diácono tem a função de guiar os fiéis na direção do mistério (cf. ORIOLO, Dom Edson. Ser diácono. São Paulo, Paulus, 2018).

Redemos graças a Deus pelo dom da vida e missão dos cinco novos diáconos de nossa Diocese. Que a Virgem Maria, a Senhora da Conceição, interceda pela fecundidade do ministério de cada um. Assim seja, amém!

Diácono Douglas Hilário Vieira