29ª ROMARIA DO TRABALHADOR É REALIZADA EM SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE/MG

WhatsApp Image 2019-05-06 at 11.05.55O CODIAS – Conselho Diocesano de Ação Social realizou no último domingo, dia 05 de maio, a 29° Romaria do Trabalhador da Diocese da Campanha, com o lema: "Não apague a chama que ainda fumega".

Tradicionalmente a romaria é realizada pelas CEB’s, no entanto, este ano de 2019, o assessor do CODIAS, pe. José Rodrigo Pereira e também assessor das CEB’s, entendeu que a romaria deveria ser um projeto de todas as pastorais, sobretudo das pastorais sociais. Dessa forma, ela contou com a participação de diversas paróquias, representantes das pastorais  e pessoas que ajudaram a construir a história da romaria, ao longo dos anos, mas há tempos não participavam.

Foi uma oportunidade de congraçamento e reflexão sobre o momento atual que estamos vivendo!!! Durante o dia, vivenciaram momentos fortes e emocionantes que marcaram a caminhada, como: o “canto das três raças” cantado por toda plateia; a fala do Luis Henrique Alves que fez a arte da romaria e recordou vários acontecimentos desses 29 anos de história;  a merecida homenagem ao querido e saudoso amigo, Padre Edvar, representado por seus familiares. Os participantes não contiveram as lágrimas ao verem seu pai e seu irmão entrarem no salão com a sua fotografia. A coordenadora diocesana das CEBs, Maria Elisa entoou seu nome: Padre Edvar! E todos, em coro, responderam: Presente!

O grupo Arte Cotidiana, de Três Pontas/MG surpreendeu com as apresentações culturais realizadas pelas crianças que fazem parte do projeto. As reflexões do dia foram conduzidas pela Jaqueline Moreira e Pe. Saymont, assessor da Pastoral da Criança e Ecologia, mas também o anfitrião do dia. As colocações e questionamentos de ambos foram muito inspiradores,  levando os participantes a refletirem sobre  a luta e a persistência da caminhada pela justiça e pela paz. Destaques para a condução feita pelo Pe. José Rodrigo e a participação da juventude.

No encerramento, foi celebrada uma missa no adro da igreja matriz, concelebrada pelos padres José Rodrigo e Saymont. Todos renderam graças a Deus pelo sucesso da romaria e também agradeceram à comunidade paroquial de São Sebastião do Rio Verde pela acolhida.

Benedita Isabel Nogueira – Secretária do CODIAS