Seminaristas da Teologia recebem o ministério do Leitorato e Acolitato.

54525273 1747929138641453 1969858485130625024 n“Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria” (Sl 42,4). Rodeados por familiares e amigos vindos das mais diversas cidades da diocese, oito seminaristas da Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC) deram mais um valioso passo em direção ao altar, recebendo o ministério do Leitorato e do Acolitato, na manhã de domingo, 24 de março, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde em Lambari. A celebração foi presidida com muito esmero por Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelos padres: Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva (pároco de Lambari), Cônego Sérgio Roberto Monteiro (reitor da COTESC), Monsenhor Benedito Domingues de Paula, Pe. Carlos Ribeiro Natali e Pe. Everson de Souza Marcelino. Também estiveram presentes os demais seminaristas da teologia e fiéis que participaram e ajudaram na celebração, sobretudo, o coral paroquial que abrilhantou a cerimônia com orquestrados cânticos quaresmais.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia, os seminaristas que receberam o ministério do Leitorato, estão aptos para a leitura da Palavra durante a Liturgia, tornando-se assim, leitores ou proclamadores da Sagrada Escritura. Já aqueles que receberam o ministério do Acolitato estão aptos para auxiliarem o bispo, o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da eucaristia. Esses dois ministérios são dados ao seminarista, normalmente durante o término de seus estudos teológicos, já configurando a futura ordenação diaconal e presbiteral.

Receberam o Leitorato os seminaristas do 2º ano de teologia:

Bruno Augusto Morais Xavier;

Rafael Sebastião da Silva e

Sandro Araújo.

Receberam o Acolitato os seminaristas do 3º ano de teologia:

Edson Cassiano Lopes;

Erick de Oliveira e Silva;

Paulo César Teixeira;

Messias José Dominghetti e

João Paulo Gonçalves de Carvalho.

Texto Por: Elton G. Siqueira, seminarista do 1º ano de teologia.