PASTORAL DA PESSOA IDOSA CAPACITA NOVA EQUIPE DE FORMADORES

WhatsApp Image 2019-03-18 at 10.46.33 1No dia 09 de março, no Espaço El Shaday em Varginha/MG, com a presença do assessor diocesano da PPI, Pe. Josimar Cândido Lourenço e assessoria de Ana Maria Dantas e Marlene Meireles de Barros, esta coordenadora da Forania Beata Nhá Chica, uma equipe de doze pessoas recebeu a capacitação para ser formador de novos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, serão facilitadores.

Um grande desafio de toda a Igreja, e uma das prioridades de nossa diocese, é a formação permanente dos leigos, dessa forma, a PPI tem buscado capacitar pessoas com perfil de formadores, pessoas que possam atuar não somente na pastoral, mas servir à sua comunidade, nas reuniões dos setores missionários, nas escolas da fé, enfim, onde forem chamados. Com essa nova equipe que vem somar forças à coordenação diocesana, a PPI conseguirá promover capacitações em todas as paróquias onde está presente e naquelas que tiver abertura.

O primeiro passo é uma reunião de sensibilização, o coordenador da Forania entra em contato com as paróquias, apresenta o trabalho da pastoral e tendo retorno positivo, o pároco ou administrador paroquial convoca as pessoas da comunidade que queiram conhecer ou tenham afinidade com a missão da PPI que é levar a presença e escuta amorosa aos idosos em geral, sem distinção de gênero, raça ou religião, sobretudo aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Não basta a sintonia com a missão, é importante adequar-se à metodologia da pastoral que prevê uma visita mensal ao idoso, uma reunião mensal da equipe paroquial e o preenchimento da FADOPI – Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa com apontamento das fragilidades, ocorrências e orientações ao visitado. Essa folha é encaminhada à coordenação nacional da PPI, em Curitiba/PR e de lá, com os dados de todo o país, ajudam a conduzir políticas públicas voltadas para os idosos. E em meio a tudo isso, muito amor é distribuído e partilhado, inúmeros são os testemunhos de vidas transformadas, tanto de quem faz a visita, como de quem a recebe.

Em tempos de individualismo, fechamento em si mesmo e dentro das próprias casas, é preciso mostrar que muita gente, no anonimato, nas periferias ou nos grandes centros, têm levado muito a sério as palavras do Papa Francisco quando nos exorta a sermos uma Igreja em saída, que não olha para si mesma, mas que sai ao encontro do outro.

Mirian de O. Cristiano Nascimento, coordenadora diocesana da PPI

Sky Bet by bettingy.com