CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL RETORNA ÀS ATIVIDADES

Centro de pastoral 12O ano pastoral começou a todo vapor. Depois do recesso de Natal e final de ano, no fim de semana de 25 a 27 de janeiro, várias reuniões movimentaram o Centro Diocesano de Pastoral em Três Corações/MG que abriga também, desde janeiro de 2018, a secretaria diocesana de pastoral.

A Pastoral Catequética fez um encontro diocesano com cerca de noventa e cinco coordenadores paroquiais com o objetivo de promover uma reflexão sobre a caminhada da pastoral na Diocese e traçar rumos para a caminhada de 2019. O encontro acontece anualmente e este ano foi dado um destaque maior para a implantação do Projeto Viver em Cristo, voltado à Catequese com Adultos. Paralelamente, na manhã de sábado, promoveu uma reunião com os representantes forâneos das equipes de Batismo. Esta teve como objetivo avaliar os primeiros passos conjuntos que foram dados em 2018 e apresentar propostas para o ano de 2019; um calendário de atividades já foi definido com datas para os próximos encontros nas Foranias.

A Pastoral do Surdo se reuniu com alguns coordenadores paroquiais para uma formação da equipe que irá compor a coordenação diocesana da pastoral, tiveram palestras, trabalhos em grupos, dinâmicas e momentos de oração na capela, com adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ainda, o Coordenador do Curso de Aprofundamento Teológico em DSI, Prof. Ms. Elvis Rezende Messias também se reuniu com a equipe de secretaria do curso, fez comunicações e orientações sobre as dias de aula, sobre os professores já confirmados, a distribuição das vagas e algumas questões sobre as inscrições. Em breve, isso será divulgado com detalhes.

Neste final de semana de 01 a 03 de fevereiro, não será diferente, são esperados os animadores de círculos bíblicos e novena de Natal para um encontro de formação e também os candidatos ao diaconato, com o reinício das aulas da Escola Diaconal São Lourenço Mártir.

Essas atividades, somadas a todas as outras que acontecem por todo canto da Diocese, demonstram a força e animação de leigos e leigas, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, e sobretudo, nosso bispo diocesano, para fazer da Igreja nesta região, uma célula viva e atuante do Corpo de Cristo. E o CEDIPA, sob a coordenação do Pe. Jean Poul e através dos funcionários, tem buscado se aprimorar para receber e servir com alegria e solicitude.

Secretária Diocesana de Pastoral