Escola Diocesana de Teologia abre inscrições para seus cursos de 2019

Nossa Diocese da Campanha, em consonância com o seu 4° Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto e o Documento 105 da CNBB, deseja que a formação do laicato seja uma de suas prioridades pastorais.

Por isso, além dos momentos formativos promovidos pelas próprias pastorais e movimentos, é mister oferecer oportunidades para que os leigos e leigas possam compreender melhor o mistério da fé à luz da sã Teologia Católica.

Com esse intuito, nossa Escola Diocesana de Teologia pretende oferecer, neste ano de 2019, dois cursos de cunho teológico, em dois níveis distintos, a saber:

1) CURSO DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA PARA LIDERANÇAS PAROQUIAIS: com 20 módulos de 8 horas letivas (1 módulo por mês), este curso terá início em março de 2019 e término em dezembro de 2020. Visa oferecer uma visão global dos conteúdos fundamentais da teologia católica, bem como formar lideranças paroquiais conscientes e maduras, capazes de multiplicar os conhecimentos teológicos adquiridos na ação pastoral junto às suas comunidades de origem e aos trabalhos diocesanos.

2) CURSO DE APROFUNDAMENTO TEOLÓGICO EM DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: com 10 módulos de 8 horas letivas (1 módulo por mês), este curso terá início em março e término em dezembro de 2019. Seu intuito é oportunizar o aprofundamento em um campo da teologia àqueles que já concluíram a iniciação teológica (concluintes de um dos “cursos de teologia para leigos” oferecidos pela Diocese da Campanha até 2018).

Como seus próprios nomes sugerem, com esses dois cursos a Escola Diocesana de Teologia deseja proporcionar uma formação inicial e uma possibilidade de aprofundamento, de modo a ter lideranças cada vez mais conscientes e preparadas para a sua missão como protagonistas da evangelização.

Todo batizado é especialmente chamado a aprofundar no mistério da fé que o configurou ao Corpo Místico de Cristo, a fim de melhor viver essa mesma fé e servir à comunidade com maior preparo. O conhecimento teológico é um instrumento eficaz neste sentido, com forte dimensão eclesial-comunitária, pois “se desenvolve no seio da vida e da ação da Igreja, dentro da sua tradição. [...] Assim, a teologia é um serviço à Igreja na sua missão de aprofundar o depósito da Revelação sob a direção do Espírito Santo...” (CNBB, Subsídios doutrinais 6, n. 19). Também o leigo é chamado a contribuir nessa forma de apostolado.

Maiores informações sobre cada curso nos cartazes!

Curso de Iniciacao

Curso de Aprofundamento