O TESTEMUNHO DOS LEIGOS NOS AJUDA A SER “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” COM O MENINO JESUS – PARTE 9

Igor 9 diaO sal é um elemento muito interessante, quando usado desaparece no meio dos alimentos, não sendo mais possível enxergá-lo, mas se pode senti-lo através do sabor. O papel do sal é dar sabor, através dele acontece um processo de transformação, de mudança. Se o sal não for usado, perde a sua função. Já a luz também só tem sentido se estiver aí para iluminar. A função dos leigos e leigas é iluminar o mundo. Não podem esconder-se, mas também não podem atuar para que sejam vistos e admirados.   Devem iluminar o mundo, o contexto, o trabalho, bem como todo e qualquer lugar onde se encontram.

“Quando Igor tinha 15 anos de idade, estudava de manhã e à tarde trabalhava num tradicional escritório de contabilidade, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí. Jovem piedoso e inteligente servia na Paróquia de São Gonçalo do Amarante como acólito. Também encontrava tempo para ajudar nas leituras diárias do Monsenhor Epaminondas, caridoso Padre de nossa Diocese, que não podia fazê-las sozinho, por causa de um grave problema de vista.

Certa vez, uma mocinha que também tinha 15 anos de idade, passou por um período de experiência no escritório que Igor trabalhava. Num desses papos descontraídos, comum nos ambientes de trabalho, a mocinha contou para Igor e demais colegas que já saía com amigos e amigas para os bailes e baladas da cidade, que tomava bebidas alcoólicas nesses lugares e que voltava já de madrugada para casa, sem se importar muito com o que seus pais pensavam sobre esse comportamento. Ela se dizia ‘feliz’ com tais ‘diversões’.

Quando Igor disse que não fazia nada disso, a mocinha o censurou, perguntando se ele não ia a algum lugar divertido para ser feliz. Igor respondeu direto: ‘Eu vou à missa! Existe coisa melhor?’. A resposta foi suficiente, foi um testemunho de vida cristã, não só para a mocinha baladeira, como também para todos os que estavam ali presentes naquele ambiente de trabalho.

Não sabemos qual o caminho a mocinha trilhou. Nem os outros companheiros de trabalho. Por sua vez, Igor terminou seus estudos regulares e foi para o Rio de Janeiro estudar Estatística no IBGE. Atualmente conclui seu mestrado e trabalha na área que escolheu. Quando vem passar alguns dias do ano na sua cidade natal, o vemos na Igreja com a família toda, sempre com um sorriso de verdadeira felicidade no rosto”.

Com estes testemunhos simples, de pessoas do nosso meio, apresentados na Novena de Natal, queremos inspirar e fazer com “que os areópagos modernos, nos quais somos chamados a ser ‘sal e luz’, sejam tocados pela nossa presença que é extensão da presença amorosa de Jesus, que passou por este mundo fazendo bem todas as coisas” (cf. Mc 7,37).

Feliz e Santo Natal para todos nós!