20 ANOS DE SACERDÓCIO – PADRES JOAQUIM SOARES E CARLOS RIBEIRO NATALI CELEBRAM JUBILEU DE PORCELANA

WhatsApp Image 2018-12-21 at 11.05.43 4“Ardia o nosso coração enquanto Ele nos falava pelo caminho” (Lc 24,32). Com semelhante admiração e regozijo à dos Discípulos de Emaús, nossa turma de formandos de Filosofia concluiu os estudos no Seminário Nossa Senhora das Dores em Campanha, no ano de 1994. Fomos a última turma da Diocese da Campanha a fazer teologia em Taubaté/SP, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus. No mesmo ano de 1998, quando foi eleito e ordenado Bispo Diocesano da Campanha, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm, fomos ordenados 10 diáconos numa mesma celebração eucarística. No final daquele ano começaram as ordenações sacerdotais que tanto entusiasmo, alegria e esperança suscitaram em nós e para a Igreja de Deus.

De lá para cá foram transcorridos vinte anos. Um acidente fatal ceifou a vida do querido Pe. Edvar Rodrigues Rangel, o primeiro da turma a celebrar aniversário de ordenação. Feridos pela perda e machucados pela grande saudade do nosso tão considerado Irmão, estamos prosseguindo a missão, movidos também pelo propósito de representá-lo no zelo para com as “Coisas de Deus”. Para facilitar a presença dos amigos e familiares, Pe. Carlinhos e eu, Pe. Joaquim, alteramos a data das missas de Ação de Graças que foram concelebradas nas Paróquias onde atualmente exercemos o ministério. Eu presidi a Santa Missa em São Bento Abade/MG no último dia 14 de dezembro, enquanto Pe. Carlinhos concelebrou com seus familiares, paroquianos, ex-paroquianos e amigos padres no dia 18 de dezembro, na Igreja de Santa Rita, em Três Corações/MG.

No início do ano de 2019 vamos marcar presença nas concelebrações dos demais colegas de turma: Pe. Alex Adão, Pe. Aloísio Gustavo e Cônego Marcos Antônio Menezes Thomaz, assim como no jubileu do Revmo. Pe. Rivelino Nogueira, colega de turma da Diocese de Lorena.

Somos todos profundamente agradecidos a Deus por tão honroso e grandioso chamado, sem mérito algum de nossa parte. Depois da graça e infinita misericórdia divinas, também nos sentimos no grave dever de agradecer a Igreja de Deus que acolheu nosso “Sim” e nos ordenou presbíteros para a Construção do Reino. Reiteramos nossa filial obediência e respeito ao nosso Pastor e Pai, Dom Pedro Cunha Cruz, a quem foi confiada nossa Igreja Particular. Nessa Ação de Graças não nos esquecemos também dos nossos familiares, nossos pais de quem herdamos a vida, alguns deles já chamados para a feliz eternidade. Nossas Comunidades de origem foram canteiros de vocação onde por primeiro ouvimos o chamado de Deus. Uma multidão de pessoas nos apoiou no processo de formação que não terminou com a ordenação, pois continuamos em permanente formação e aprendizado. Deus abençoe e recompense o povo querido e amado de cada uma das paróquias por onde já passamos e, sobretudo, nossas atuais comunidades, onde nos sentimos tão acolhidos e apoiados no exercício do sacerdócio.

Com a graça do alto céu, com a poderosa intercessão da Virgem Maria, a Mãe dos Sacerdotes, desejamos prosseguir com perseverança, dedicação e muito alegria! Meu lema de ordenação: “Senhor, Tu sabes que eu Te amo!” (Jo 21,17) e o lema de ordenação do Pe. Carlinhos: “Fazer a vontade de Deus é amar o que Deus ama” expressam nosso propósito mais íntimo de em tudo amar e servir. Agradecemos e contamos com as orações do Povo de Deus para, não obstante nossas limitações humanas, configurados ao Cristo Bom Pastor, Único e Eterno Sacerdote, nos tornemos cada dia mais, instrumentos dignos e colaboradores fiéis da sua missão!

Pe. Joaquim José Soares

Administrador Paroquial da Paróquia de São Bento Abade / MG