NOS LARES CRISTÃOS, O PRESÉPIO CHAMA A ATENÇÃO PARA O BONITO TEMPO DE ESPERA DO MENINO JESUS

capa-prezepioA tradição dos presépios nasceu em 1223, quando, depois da aprovação da Regra dos Frades Menores, São Francisco de Assis foi para o eremitério de Greccio (Itália), com o propósito de ali celebrar o Natal do Senhor, então, disse que queria ver, com os olhos do corpo, como o Menino Jesus, escolhendo a humilhação, foi deitado numa manjedoura. Assim, entre o boi e o jumento, foi celebrada a Santa Missa de Natal naquele ano, ainda sem estátuas e pinturas. Esse acontecimento foi a inspiração para, mais tarde, o Natal ser representado por meio do presépio, que simboliza a Encarnação de Jesus Cristo, o Verbo de Deus. O presépio, pela arte e pela beleza, mesmo pela simplicidade e pobreza, tem força para propagar o Evangelho com um entusiasmo singular, capaz de atrair toda atenção para Jesus, a Pessoa que é a razão insubstituível das festas natalinas, que deve estar no centro do Natal.

Montar o presépio é também uma oportunidade para os pais exercerem a catequese dos filhos, reavivando no próprio coração as lições insubstituíveis aprendidas com Cristo. Pensando assim, a jovem mãe, Aliceana Azevedo Dantas Arruda, da cidade de Caxambu-MG, fez um bonito trabalho composto de um presépio para ser impresso, recortado e montado junto com as crianças e generosamente disponibilizou para ser reproduzido. Seu projeto foi encaminhado para a catequese e para a Infância Missionária de nossa Diocese, confira aqui, clicando nas imagens e caso ainda não tenha montado o seu presépio, ainda há tempo!

Faça o download do arquivo abaixo:

pdfPresépio de papel para crianças MPE