CLERO DIOCESANO SE REÚNE PARA FORMAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL

WhatsApp Image 2018-12-06 at 15.41.22 1No dia 05 de dezembro o presbitério da Diocese da Campanha esteve reunido durante todo o dia em Formação Permanente, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações/MG.

Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano, esteve presente durante todo o encontro.

A assessoria foi do Prof. Giovanni Marques dos Santos sobre o tema “A figueira e a videira, angústias e esperanças da experiência laical na Igreja”. O assessor é leigo da Arquidiocese de Pouso Alegre, catequista de crisma e professor do Colégio São José, além de integrar a equipe de redação da revista Ecoando, de formação para catequistas e agentes de pastoral da Paulus; é professor no curso de bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre e foi seminarista da Arquidiocese de Pouso Alegre, tendo frequentado até o terceiro ano do curso livre de Teologia do Instituto Teológico Interdiocesano São José.

O tema da reflexão, a figueira estéril (cf. Mt 21,18-22; Mc 11,12-14.20-25; Lc 13,6-9) e a videira verdadeira (Jo 15,1-17), metáforas empregadas por Jesus no Evangelho, foi assim explicado pelo professor Giovanni: “A figueira estéril aparece como representação da Igreja que causa desânimo, da qual não dá vontade de participar e, às vezes, nem de chegar perto, porque o Senhor já a amaldiçoou e ela já secou; a videira, por sua vez, corresponde à Igreja na qual, por sua seiva divina e seus frutos de amor, encontramos Jesus, não nos sendo possível dela separar-nos jamais, sob o risco de perdermos a vida verdadeira”. A partir daí, teceu uma análise das duas plantas, a figueira e a videira, desde os aspectos da botânica ao seus simbolismos no mundo antigo e nas Sagradas Escrituras. Concluiu assim: “Estamos neste mundo para dar fruto, e um fruto que permaneça. Não nascemos para uma existência estéril e medíocre. Deixemos, pois, que o Agricultor Divino, pelo poder de sua palavra, cuide bem desta videira, revitalizando seus ramos, para que esteja carregada de frutos que alimentem a fome de Cristo na fome dos homens e mulheres de nosso tempo. Amém.”

Após o tema desenvolvido foram dedicados alguns momentos aos comunicados pastorais: um eco da IV Semana Brasileira de Catequese; os encaminhamentos para o início da aplicação do projeto provincial de Iniciação Cristã de Adultos Viver em Cristo, segundo o qual, a partir de janeiro de 2019 nenhum adulto deverá ser iniciado à vida cristã senão por esta metodologia de inspiração catecumenal; orientações do Conselho Missionário Diocesano para o mês missionário extraordinário de outubro de 2019 e consequentemente do ano missionário que será 2019; cursilho de cristandade e comunicados do economato diocesano.

Foi sem dúvida, um momento forte da formação permanente do clero neste ano de 2018, encerrando assim o calendário das atividades da Coordenação Diocesana de Pastoral em 2018.

Secretária Diocesana de Pastoral

Fotos: Pe. Joaquim Soares