ESCOLAS DIOCESANAS DE LITURGIA E MÚSICA LITÚRGICA FAZEM A CONCLUSÃO DO ANO

WhatsApp Image 2018-11-29 at 17.55.22No sábado, dia 24 de novembro, quando a Igreja celebrava os Santos Mártires vietnamitas, encerraram-se as atividades da Escola Diocesana de Formação Litúrgica (IV ano) e da Escola Diocesana de Música Litúrgica - EDIMUL deste ano de 2018.

Após a Oração do Ofício Divino das Comunidades e o café partilhado, como de costume, iniciamos o encontro reunindo as duas turmas para uma preparação conjunta da celebração, com a finalidade de mostrar que Liturgia e Música devem caminhar sempre juntas. Foi um momento proveitoso que consistiu em ler os textos bíblicos, as orações de mais textos litúrgicos, fazer a ligação entre eles e tirar dali (do mistério celebrado) as músicas, a homilia, as preces etc., às 11h celebramos a Eucaristia, participamos do almoço de confraternização, avaliamos a celebração, as Escolas e entregamos os certificados.

Na Escola de Música Litúrgica tivemos a conclusão de 65 pessoas, cantores e instrumentistas, de várias Paróquias de nossa Diocese que se mantiveram firmes na busca de mais conhecimento para bem desempenharem o ministério do Canto e da Música na Liturgia.

Na Escola de Formação Litúrgica, foram 36 pessoas que concluíram mais uma etapa de nossa Escola, também de várias Paróquias, entre eles estavam coordenadores, acólitos e leitores.

Ao final de mais uma etapa de formação litúrgica, agradecemos ao Revmo. Pe. Roberto Nogueira, Pároco da Paróquia São Sebastião, que nos acolheu tanto na Igreja Matriz, como no Salão Paroquial ao longo deste ano; agradecemos a todos os membros da EDAL que se fizeram presentes e organizaram a Escola; aos vários assessores e professores que durante o ano estiveram conosco compartilhando um pouco do seu saber, e finalmente, aos padres de nossa Diocese, o apoio de sempre à Pastoral Litúrgica.

Pe. Daniel Menezes Fernandes,

Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica.