PADRES FORMADORES PARTICIPAM DA 38ª ASSEMBLEIA REGIONAL DA OSIB / CNBB

Osib 1Os três padres responsáveis pelo Seminário de nossa Diocese, Pe. Wendel de O. Rezende (reitor do Seminário Propedêutico S. Pio X), Pe. Edson P. de Oliveira (reitor do Seminário Diocesano N. Sra. das Dores) e Côn. Sérgio Roberto Monteiro (reitor da Comunidade Teológica Sra. do Carmo) participaram, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018, da 38ª assembleia do regional Leste 2 da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), organismo da CNBB.

O evento aconteceu no Seminário da Arquidiocese de Mariana / MG, teve como tema “A pessoa do formador: desafios e perspectivas” e contou com a assessoria do Prof. Dr. Willian César Castilho, psicólogo e psicanalista, professor aposentado da PUC Minas, com larga experiência e muitas publicações sobre o ministério presbiteral.

Ao todo, aproximadamente 50 formadores dos seminários de Minas Gerais e Espírito Santo participaram da assembleia. Eles puderam refletir sobre os temas mais candentes da formação sacerdotal, à luz da Ratio Fundamentalis e das novas diretrizes nacionais (em fase de aprovação). Além disso, Dr. Castilho ainda ofereceu um aprofundado panorama de temas psicológicos indispensáveis para o contexto atual, tais como a questão da autoridade, da sexualidade, da fragilidade humana, entre outros.

A assembleia regional é ainda uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a convivência entre os formadores, bem como para encaminhar os assuntos advindos da OSIB Nacional. Por isso, o evento se encerrou com o planejamento do ano seguinte, prevendo especialmente a publicação e implantação das novas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil e a realização do IV Congresso Vocacional do Brasil, acontecimentos marcantes em 2019.

Pe. Wendel de Oliveira Rezende

Fotos: Seminário Maior S. José – Arquidiocese de Mariana / MG